São Paulo, 24 – Agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de até 35% nos custos do frete por tonelada exportada se adotarem rotas marítimas pelo Pacífico, aponta o Boletim Logístico divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa de queda já considera a taxa de utilização do Canal do Panamá.

De acordo com a análise da Conab, o Canal do Panamá é uma alternativa para melhorar a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros, uma vez que sua utilização reduz frete, custos operacionais, emissões, tempo de navegação, gasto de combustível, entre outros.

O superintendente de Logística Operacional da Companhia, Thomé Guth, afirma em nota que o índice de redução ainda depende de melhorias na infraestrutura para que a realidade portuária brasileira possa se adequar a essas oportunidades. Por isso, acrescenta, algumas empresas brasileiras e terminais portuários já assinaram acordo internacional de intercâmbio de informações e cooperação técnica com as autoridades panamenhas.

Frete interno

Já no mercado interno, o início da colheita da soja aqueceu a demanda por frete rodoviário em Mato Grosso (MT) no mês de janeiro, com aumento de até 18% nos preços em comparação a dezembro.

A expectativa é de que as cotações continuem aumentando em fevereiro e março, à medida que a colheita avance pelo País, e que o mercado de frete rodoviário se aqueça ao longo do primeiro semestre, dada a estimativa de produção recorde e o grande volume de comercialização antecipada.