Economia

Prazo para contestar auxílio emergencial negado no dia 10 acaba hoje

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Os pedidos devem ser feitos no Portal de Consultas da Dataprev, que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021 (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Acaba hoje (22) o prazo para o trabalhador que teve a nova rodada do auxílio emergencial negada em 10 de abril contestar a decisão. Os pedidos devem ser feitos no Portal de Consultas da Dataprev, que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021.

Só pode contestar quem teve o pedido processado no lote mais recente do auxílio emergencial, que incluiu 236 mil pessoas. A lista foi divulgada pelo Ministério da Cidadania no último dia 12. Desde então, o trabalhador tem até dez dias para questionar o resultado, alterar informações e pedir novamente a concessão do benefício.

+ Auxílio Emergencial: Caixa paga novo grupo nesta quinta-feira (22)

A contestação, no entanto, não pode ser feita por qualquer beneficiário. Só pode pedir a reativação do benefício quem recebia o auxílio emergencial de R$ 600 ou a extensão de R$ 300 em dezembro do ano passado. O prazo para novos pedidos de benefícios acabou em 3 de julho do ano passado e não foi reaberto para a nova rodada.

O pedido de contestação pode ser feito após o trabalhador fazer a consulta no site da Dataprev, estatal que cadastra os dados dos beneficiários, e constatar que teve o benefício cancelado. Caso o resultado dê “inelegível”, a própria página oferecerá a opção de “contestar”, bastando o trabalhador clicar no botão correspondente.

O sistema aceitará somente pedidos considerados passíveis de contestação, que permitem a atualização das bases de dados da Dataprev, como data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas. O prazo de contestação começou no dia 2 e seguirá por dez dias corridos, até o próximo dia 12.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Reavaliação

O Ministério da Cidadania também esclarece que, mesmo após o recebimento da primeira parcela, o auxílio emergencial pode ser cancelado. O governo fará um pente fino constante para verificar eventuais inconsistências ou irregularidades no pagamento do benefício.

Caso o pagamento seja cancelado, o beneficiário também poderá contestar a decisão no site da Dataprev. Também é possível reverter o cancelamento por meio de decisão judicial ou de processamentos de ofício realizados pelo Ministério da Cidadania.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

2 parcela auxilio emergencial 2021 auxilio cidadania auxilio do governo do pará cadastro auxílio emergência auxílio emergencial 2 parcela auxilio emergencial 600 auxilio emergencial contestação auxílio.caixa.gov.br 2021 auxilio.caixa.gov.com .br auxilio.com.br emergencial auxilio.com.caixa .br auxilio.gov.br consulta auxilio.gov.caixa cadastrar auxilio emergencial 2021 calendário auxílio emergencial 2021 calendário auxílio emergencial 2021 g1 calendario auxilio emergencial extensão 2021 calendário da 5° parcela do auxílio emergencial calendário da 6 parcela do auxílio emergencial calendário de saque do auxílio emergencial 2021 Calendário do Auxílio Emergencial calendário do auxílio emergencial 2021 calendário do auxílio emergencial 2021 g1 calendário do auxílio emergencial 2021 prorrogação g1 cidadania auxílio emergencial como fazer o cadastro do auxílio emergencial 2021? como saber o valor do auxílio emergencial como saber se tenho direito ao auxilio como saber se tenho direito ao auxílio emergencial 2021? como ver se tem direito auxílio emergencial consulta aprovados auxilio emergencial consulta auxílio cidadania consulta auxílio dataprev consulta auxílio dataprev gov br consulta consulta auxílio dataprev gov com br consulta auxilio emergencial 2021 foi aprovado consulta auxílio.cidadania.gov.br consulta auxílio.cidadania.gov.br/consulta consulta dataprev auxílio emergencial g1 consulta do auxílio emergencial consultar auxilio consultar auxílio emergencial 2021 consultar se tenho direito ao auxílio emergencial 2021 contestação auxilio emergencial 2021 contestar auxílio emergencial contestar auxílio emergencial 2021 contestar auxílio emergencial dataprev gov br data previa do auxilio data prevista para auxílio emergencial 2021 depraved auxilio extensão do auxílio emergencial para 2021 g1 auxílio emergencial g1 auxílio emergencial 2021 foi aprovado? informe de rendimentos auxilio emergencial mei recebe auxilio emergencial ministério da cidadania auxilio emergencial nao recebi o auxílio emergencial 2021 parcelas do auxílio emergencial 2021 Qual valor do Auxílio Emergencial 2021? quantas parcelas do auxílio emergencial 2021 solicitar auxilio emergencial 2021 tabela auxílio emergencial 2021 tabela de pagamento do auxílio emergencial 2021 tabela do auxílio emergencial 2021 ver se tem direito auxílio emergencial www cidadania gov br consulta auxílio www cidadania gov br consulta auxílio emergencial