Blogs e Colunas

Poupar na origem: o segredo para a prosperidade

Crédito: Pixabay

Para vencer financeiramente, você precisa prefixar uma margem de lucro que pretende obter de seu negócio ou de sua renda (Crédito: Pixabay)

Ao iniciar um novo ano, fazemos planos e metas de dias melhores para o futuro. Prosperidade parece ser uma meta comum para todos. A condição financeira de cada pessoa, seja de sucesso ou fracasso, é, em primeiro lugar, uma escolha, seguida pela determinação e disciplina. Darei um exemplo prático desse conceito.

Comecei empreendendo dando aulas particulares de inglês. Depois abri uma escola e mais tarde expandi meu negócio pelo sistema de franquias. Durante esse processo ganhei muito dinheiro, muito mesmo. Ao completar 10 anos de empresa, resolvi comemorar com uma grande festa em Orlando, na Flórida. Certa noite, minha esposa Vânia me fez uma indagação que mudou o curso da história. Ela disse: “Após 10 anos de trabalho, você sabe dizer quanto temos na conta bancária?” “Sinceramente, não sei”, respondi. “Mas eu sei”, disse ela. “Quanto meu amor?”, questionei. “Após 10 anos de trabalho, tudo que temos em reserva no banco são 3 mil reais”.

Fiquei chocado com o que ouvi. A partir daí, eu dormia, acordava e passava o dia pensando nos 3 mil reais, me perguntando: “Com esse valor na conta, será que sou uma pessoa próspera, rica, bem-sucedida?” Claro que não.

Mas quando o discípulo está pronto, logo aparece o mestre. Foi assim que li um artigo de revista sobre administração financeira. O autor apresentava um modelo simples, prático e muito objetivo: “Para vencer financeiramente, você precisa prefixar uma margem de lucro que pretende obter de seu negócio ou de sua renda. A partir dessa decisão, cada vez que receber qualquer soma de dinheiro, deverá imediatamente depositar essa porcentagem em uma conta destinada a formação de seu patrimônio futuro”.

Já se passaram mais de 20 anos desde aquela festa em Orlando. Hoje, posso dizer, com toda certeza, que graças ao alerta severo de minha esposa, graças a decisão que tomamos de poupar na origem e a disciplina de manter essa prática ao longo dos anos, saímos de uma conta de 3 mil reais para uma conta milionária. O mais importante é que você pode fazer o mesmo, se esse for o desejo de seu coração, se você tiver um negócio capaz de alcançar o mercado em larga escala e se usar o princípio de poupar na origem. Apesar da pandemia global, espero que possamos renovar nossas esperanças de alcançar dias melhores no futuro por meio desse princípio tão básico.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel