Na manhã deste sábado (27), o estado de São Paulo iniciou a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos de idade contra a Covid-19. O período foi marcado por filas de carros e congestionamento nos entornos dos polos de imunização.

Na Zona Oeste da capital, o trânsito ocorreu ao lado do estádio do Pacaembu, um dos cinco pontos de vacinação drive thru na cidade. No posto da Vila Prudente, na Zona Leste da cidade, também foi relatado o aumento de trânsito. Os outros polos estão no Anhembi, Arena Corinthians e Autódromo de Interlagos.

+ Doze Estados elevam restrições anticovid; DF, BA, PR, RS e SC fecham o comércio

Inicialmente, o público dessa faixa receberia a primeira dose da vacina contra a doença a partir da próxima segunda-feira (1°), mas a data foi antecipada. Segundo o governo do estado, a imunização para pessoas de 77 a 79 anos está prevista para começar na próxima quarta-feira (3).

As vacinas serão aplicadas pelos municípios, de acordo com a logística de cada uma das 645 cidades paulistas. O governo estima que cerca de 563 mil pessoas entre 80 e 84 anos serão vacinadas. Para a faixa de 77 a 79 anos, a expectativa é imunizar 430 mil pessoas.

Ampliação do horário

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) ampliou o horário para vacinação nos cinco drive thrus na capital. Os polos funcionarão até às 19h. Todos os cinco pontos estão atendendo, exclusivamente, para aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos de 80 a 84 anos.