O anúncio feito pela Petrobras de aumento nos preços dos combustíveis a partir desta sexta-feira (11) levou muitos consumidores a correrem aos postos de gasolina na intenção de encher o tanque. Para surpresa dos motoristas, alguns estabelecimentos já estavam cobrando o valor com o reajuste, mesmo que a alta nos preços só comecem a valer amanhã.

“Diante das notícias de que alguns postos de combustível estão aumentando os preços na data de hoje (10), ou seja, antes da entrada em vigor do reajuste divulgado pela Petrobras, o Procon-SP orienta os consumidores a denunciarem a prática”, disse o órgão de defesa do consumidor. A denúncia pode ser feita neste link.

+ Senado aprova projeto que cria conta de estabilização de preços de combustíveis

Para o Procon-SP, os postos de combustível que estão reajustando os produtos hoje estão incorrendo em prática abusiva e especulativa.

“O Procon-SP vai combater especulação no preço dos combustíveis. Os consumidores que se depararem com a situação devem fazer sua denúncia no site do Procon-SP, anexando fotos dos preços da bomba”, afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

A fiscalização também está nas ruas verificando a situação. “As equipes irão averiguar se os estabelecimentos estão aumentando os preços antes mesmo de comprar o novo combustível da refinaria”, explica o diretor.