Profissionais que não possam realizar home-office precisarão de uma credencial prórpria para trabalhar fora de casa. Esta medida é generalizada que Portugal vai começar a adotar. Para reforçar a obrigatoriedade do home-office, foi determinado pelo Governo que todos os trabalhadores que tenham que se deslocar para prestar trabalho presencial utilizem uma credencial.

+ Pfizer-BioNTech tem atraso de vacina para países da Europa
+ Vacinação contra a covid-19 avança; Europa minimiza problemas de atraso das vacinas

Na semana passada, o primeiro-ministro António Costa já tinha anunciado um agravamento das multas para quem não cumpre o home-offce obrigatório para incentivar o cumprimento.

No caso de o governo considerar que há condições para o home-office e de não estar sendo praticado, a empresa poderá ser multada. Esta foi uma das várias medidas que o Governo anunciou para o novo estado de emergência, mas que considerou agora ser necessário aumentar depois de um fim de semana de forte pressão nos hospitais. Costa explicou que os dados mostram que houve uma redução de apenas 30% da circulação em Portugal desde que entrou em vigor este novo estado de emergência, na sexta-feira.