Economia

Portugal reduz déficit orçamentário e atende a parâmetros da UE

O governo de Portugal conseguiu reduzir seu déficit orçamentário para abaixo do limite imposto para os países da União Europeia, mas seu endividamento continuou a aumentar no ano passado, o que sinaliza que seus problemas no financiamento público continuarão.

O país registrou déficit orçamentário de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, abaixo dos 4,4% do PIB de 2015, quando Lisboa fez uma injeção única de capital em um pequeno banco em dificuldades. A dívida, porém, aumentou para 130,4% do PIB, de 129% do PIB um ano antes, segundo a agência de estatísticas do país.

Para este ano, o governo estima que o déficit recue mais, para 1,6% do PIB, enquanto a dívida recuará para 128,5% do PIB, ainda assim uma das mais altas da zona do euro. Pelas regras da UE, os governos devem levar seus déficits para abaixo de 3% do PIB, enquanto as dívidas não devem ficar acima de 60% do PIB.

Portugal tem lutado há anos com o baixo crescimento econômico e sua dívida aumentou fortemente desde que o país solicitou um pacote de ajuda internacional de 78 bilhões de euros (US$ 84 bilhões) em 2011. No âmbito do programa, boa parte da dívida mantida pelas empresas públicas foi consolidada no balanço do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

déficit Portugal UE