Estilo

Portugal de braços abertos

Com a reabertura do país aos turistas, alguns dos melhores hotéis estão à esperados dos viajantes. A dinheiro traz uma lista de quatro opções em diferentes regiões.

Crédito: Divulgação

AZUL DO MAR As praias da região do Algarve estão entre as mais lindas da Europa. (Crédito: Divulgação)

Foram quase quatro meses de portas fechadas aos turistas. Mas agora os hotéis de Portugal começam a receber novamente viajantes de todo o mundo, oferecendo opções repletas de sofisticação e conforto, com serviços de alto padrão, que vão de tratamentos estéticos à deliciosa gastronomia lusitana. Em todas as regiões do país, estabelecimentos cinco estrelas estão em funcionamento, seguindo protocolos de acordo com o selo Clean & Safe, norma de regras elaboradas pelo governo português para dar tranquillidade e segurança aos forasteiros (leia quadro). Para os brasileiros, as autoridades do país exigem teste negativo para Covid-19, feito no máximo 72 horas antes da viagem. A DINHEIRO selecionou quatro de alguns dos melhores hotéis de Portugal, localizados em regiões distintas e com estilo e pegada também diferentes. Todos são excelentes sugestões para uma bela viagem à Europa.

PRA LAVAR A ALMA

Já imaginou receber uma deliciosa massagem com mel, dentro de módulos em forma de gotas e instalados entre as árvores? Esse é apenas um dos diferenciais do Aqua Village Health Resort & Spa, um cinco estrelas localizado na região de Coimbra, uma das mais belas e importantes cidades de Portugal. Considerado um dos melhores da sua categoria na Europa, o lugar oferece cuidados para o corpo e para o rosto, além de terapias em águas termais. Todos os 29 quartos têm vista para a serra que cerca o hotel,
com diárias que variam de 270 a 650 euros.

O maior e mais luxuoso deles é a suíte presidencial, com 220m2, duas salas, cozinha equipada, banheira, duas lareiras e varanda com jacuzzi e fabulosa vista do Rio Alva e da Serra da Estrela. Tudo isso levou o hotel a receber cerca de 30 prêmios nacionais e internacionais. “Nós prezamos pela qualidade e exclusividade dos nossos serviços”, afirmou o diretor do Aqua Village, Francisco Cruz. O lugar ainda dispõe de praia fluvial privativa, com bar e espaços para relaxamento junto ao rio, e dois restaurantes. Ali, são servidos pratos típicos da região, mas sempre com ar contemporâneo, como a truta com puré de coentro, o jus de lagostim e favas com crocante de chouriço.

LITORAL CHIQUE

Encravado em pleno Algarve, zona litorânea mais badalada de Portugal, o Vila Valverde Design & Country Hotel é o primeiro e único hotel rural cinco estrelas da região. O empreendimento fica numa fazenda do século 19, próximo à bela praia da Luz, na cidade de Lagos. Para manter o clima de paz e exclusividade, são apenas 15 quartos, todos com decoração única, áreas que vão de 29m2 a 55m2 e diárias de 254 a 628 euros – o período mínimo de estadia é de dois dias. O mais espaçoso, exclusivo e caro deles é a suíte 13, da qual se tem uma fabulosa vista do mar. Todas as unidades dispõem de wi-fi, piso aquecido e terraço, além de amenities da marca britânica Molton Brown. E tudo isso em meio a 5 hectares – pouco maior do que cinco campos de futebol – de muita natureza, com direito a horta biológica, oliveiras e um belíssimo pomar.

Além disso, o hotel oferece sauna, banho japonês, massagens terapêuticas e duas piscinas – uma ao ar livre e outra climatizada. A gastronomia também merece ser destacada. O menu é assinado pelo chef Andrea Ferrari, que trabalhou no restaurante Lasarte, na Espanha, que possui três estrelas Michelin e serve pratos bem elaborados, como o pato com citrinos, couve chinesa, rabanetes e batata crocante (foto); e o lombinho de borrego, com couve roxa e beterraba amarela. O hotel ainda possui uma adega com os melhores vinhos de Portugal, de todas as regiões do país. Diante de tudo isso, fica fácil entender o que levou o jornal The New York Times a eleger o Vila Valverde um dos hotéis do mundo para se conhecer. “Oferecemos aos nossos hóspedes uma experiência sem igual, com muito contato com a natureza e cuidados exclusivos”, disse à DINHEIRO o diretor do hotel, Luís Tavares.

REQUINTE NATURAL

Localizado a cerca de 100 km ao sul de Lisboa, na cidade de Grândola, o Sublime Comporta já foi eleito, pela T&C Travel, um dos 100 melhores hotéis do mundo. É justo. Fica numa belíssima região
e está rodeado de pinheiros, lagoas, praias de areia branca e o mar azul da costa Atlântica. Mesclando toda essa riqueza natural a acomodações de alto requinte, dispõe de suítes e das chamadas vilas, no estilo bangalô. Nelas, as unidades possuem lareira, pavimento aquecido e piscina privativa. Mas a grande novidade da temporada são os cinco bangalôs batizados de bio-pool suítes.

O nome remete ao fato de serem construídos em cima de uma piscina que não utiliza produtos químicos para tratamento. Os quartos têm 290m2 e oferecem piscina privativa, sala de estar, sala de jantar, cozinha equipada, lareira e acesso livre a todos os serviços do hotel, restaurantes e spa. Por tudo isso, o hóspede pagará diária que varia de 465 a 1,9 mil euros, dependendo da época do ano. O spa, aliás, é outro ponto alto do lugar. O espaço dispõe de três salas (uma só para casais), sauna, banho turco, piscina aquecida e academia. Os tratamentos são personalizados e utilizam produtos 100% orgânicos, da renomada grife Amala. E ainda há os três restaurantes do hotel, que selecionam produtos regionais e valorizam a gastronomia lusitana, com referências contemporâneas. Um dos pratos de grande sucesso é o xerém cozido em caldo de lingueirão, salmonete braseado e seus fígados (foto).

PÉROLA ALENTEJANA

O São Lourenço do Barrocal foi inaugurado há quatro anos, mas a fazenda na qual está instalado tem 200 anos e fica numa das regiões mais fascinantes de Portugal: o Alentejo, repleto de campos verdejantes. Conhecer as maravilhas alentejanas hospedando-se nesse hotel é uma experiência única. A começar pela localização. O Barrocal está a pouco mais de 5 km da vila de Monsaraz, onde o casario caiado de branco repousa sob a proteção de muralhas medievais. O hotel fica numa propriedade que pertence à mesma família há dois séculos e já foi lar de uma pequena comunidade agrícola. Apenas em 2016, o empresário José Antônio Uva, pertencente à oitava geração do primeiro dono dessas terras, resolveu transformar a sede em hotel de luxo, numa obra que levou dez anos e respeitou a arquitetura original. O trabalho conquistou os viajantes e a imprensa especializada. Em 2018, o Barrocal foi incluído na Gold List da revista Condé Nast. São 40 habitações – com diárias a partir de 360 euros –, sendo 22 quartos, duas suítes e 16 casas, ideais para famílias. As maiores são as duas Casas do Prado, com 175m2 cada, dois quartos, sala de estar, cozinha equipada e diárias em torno de 920 euros. Mantendo viva a tradição de uma legítima fazenda alentejana, o local produz vinho e azeite próprios, também colocados à disposição dos hóspedes, que ainda dispõem de duas piscinas e spa com produtos orgânicos da grife Susanne Kaufmann.

PORTUGAL CONTRA A COVID-19

Para reabrir o país aos turistas sem relaxar na segurança, o governo de Portugal criou o selo Clean&Safe, para distinguir as atividades turísticas que assegurem o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza no combate ao coronavírus. Para receber o selo, hotéis, restaurantes, casas de festa, locadoras de automóveis, entre outros estabelecimentos, precisam cumprir uma série de regras e serem aprovados por auditoria realizada pelas autoridades do país. No caso dos hotéis e resorts, as medidas incluem ações como ter duas equipes na limpeza de cada quarto, espaço de tempo mínimo de quatro horas entre a saída de um hóspede da acomodação e a entrada do próximo e disposição de álcool gel nos ambientes. Tudo para o turista curtir as belezas lusitanas com tranquilidade.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?