Estilo

Porto para poucos

A cidade do Porto, uma das mais atraentes de Portugal, é repleta de roteiros sofisticados, de passeios de iate pelo Rio Douro a jantares num palácio do século 16 e até tratamentos de beleza à base de vinho.

Crédito: Divulgação

Fincada às margens do Rio Douro e considerada uma das mais belas da Europa, a cidade do Porto, em Portugal, tem conquistado cada vez mais relevância no turismo internacional, especialmente no segmento de alto padrão. Ela foi apontada como um dos fatores que levaram o país a conquistar o cobiçado Virtuoso Awards, em 2018. O prêmio é considerado o Oscar do turismo de luxo, e Portugal venceu na categoria Hottest Destination (em tradução livre, “destino mais atraente”). A escolha foi feita por 15 mil eleitores, todos especialistas em turismo — consultores, empresários do setor e agências de viagem. Entre os atributos das terras lusitanas ressaltadas na premiação, estão as belezas naturais, os monumentos históricos, a rica gastronomia e os hotéis sofisticados. A região do Porto tem tudo isso e muito mais. Basta seguir as dicas que farão da sua viagem uma experiência inesquecível.



Ares da França

Instalado num edifício de 1923, o hotel Maison Albar Le Monumental Palace tem forte influência francesa. O interior combina elementos nos estilos Art Nouveau e Art Déco, ressaltados pelo chão de mármore e pelos lustres imponentes. As 76 acomodações são amplas e confortáveis, mas nenhuma se compara à suíte Presidencial Monumental. Com 90m2, sala de estar, cozinha, mordomo próprio e serviço de quarto 24 horas, a diária para o casal custa em torno de 2.500 euros. Os hóspedes da suíte têm acesso livre à academia, à piscina do spa, à sauna e ao banho turco. O spa é da conceituada grife francesa Nuxe, que oferece tratamentos entre 60 e 240 euros. Um dos mais procurados é o Escapa Prodigiosa, que inclui massagens com produtos naturais no rosto e no corpo e tem duração de duas horas. O restaurante Le Monument é comandado pelo chef francês Julien Montbabut, que tem uma estrela Michelin no currículo.

De iate pelo Douro

Que tal curtir um passeio pelo Rio Douro, num iate de 74 pés (22,5m) e com um grande chef cozinhando especialmente para você e seus convidados? Essa experiência, que ainda inclui excelentes vinhos da região, é proporcionada pela agência que opera o iate Happy Dream (happydreamcascais.com). O cliente pode escolher várias opções, entre café da manhã, brunch, almoço, coquetel sunset e jantar. Em todos, o menu é assinado pelo chef português Vitor Sobral, bastante conhecido no Brasil e dono dos restaurantes Tasca da Esquina e Taberna da Esquina, além da Padaria da Esquina, todos em São Paulo. As maiores atrações do cardáprio preparado por Sobral para o passeio fluvial pelo Porto são os frutos do mar, como os carabineiros (espécie de camarão) tépidos, a salada de anchovas, o robalo escalfado e a língua de bacalhau, com tomate e poejos — erva aromática da família da hortelã. O passeio pode custar de 3.500 a 7.500 euros, dependendo da duração do passeio e da quantidade de pessoas a bordo. O máximo é de dez turistas por vez.



Uma noite na nobreza

O hotel Casa da Calçada é uma das principais atrações turísticas da cidade de Amarante, a 60km do Porto. O casarão foi construído no século 16, como palácio do Conde do Redondo. Hoje incluído na cadeia de hotéis de luxo Relais & Châteaux, o local tem como maior destaque o seu restaurante, o Largo do Paço, reconhecido com uma estrela Michelin. São atendidas apenas dez mesas por vez, num salão decorado com poltronas e cortinas de veludo e móveis de estilo vitoriano. O menu Caminhos tem criações como o macarons de aspargos (recheados com pepita de porco e alface), mais uma pré-entrada com caviar, seguida de mais duas entradas. Como pratos principais, ótimas opções são a pescada de anzol — com cogumelos selvagens e salsa em espuma — e o porco ibérico, servido ao vinho branco, com amêijoas e batata souté. Tudo, obviamente, harmonizado com os excelentes vinhos portugueses. Essa experiência gastronômica inclui traslado a partir do Porto, em veículo privado e com motorista, e custa até 500 euros para duas pessoas, dependendo dos vinhos escolhidos.

Terapia do vinho

No Spa Vinothérapie Caudalie os tratamentos têm a uva e o vinho como elementos principais. Instalado no oitavo andar do hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia – distrito do Porto, na margem oposta do Douro –, o spa é aberto ao público e dispõe de opções variadas, como o banho de imersão em barris de vinhas e o tratamento batizado de Facial Caudalie Vine-Activ. No primeiro, os terapeutas garantem que os componentes extraídos das vinhas têm propriedades anti-oxidantes, melhoram a circulação sanguínea e auxiliam no funcionamento do sistema linfático. O tratamento dura 25 minutos e custa 70 euros. Já o Facial Caudalie usa pedras de jade e polifenóis de uva, antioxidante mais eficaz do que a vitamina E para reduzir a ação dos radicais livres no organismo. Complementado por uma massagem para suavizar rugas, dura 50 minutos e custa 105 euros. Um dia inteiro de tratamentos sai a partir de 300 euros. Reservas pelo site the-yeatman-hotel.com/pt/spa-porto.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?