O Porsche 64 – primeiro veículo da marca – vai a leilão em agosto na Monterey Car Week pela RM Sotheby’s. O carro foi projetado por Ferdinand Porsche para disputar a corrida de 1500 quilômetros entre Berlim e Roma em setembro de 1939. O objetivo era promover a recém construída rede rodoviária “autobahn” da Alemanha. O modelo esportivo de design futurista tem carroceria de alumínio e componentes leves. Foi equipado com um motor de quatro cilindros que produzia 32 cavalos de potência e alcançava 99 km/h. O início da Segunda Guerra Mundial acabou com os planos para a corrida e também com a produção dos veículos em série. Apenas três exemplares foram construídos.

Um deles acabou destruído durante a guerra e outro foi vandalizado pelas tropas americanas em maio de 1945. Ele foi reconstruído e hoje está em exibição no Peterson Automotive Museum, em Los Angeles. O Porshe que vai a leilão, no entanto, é único exemplar original e ficou guardado a sete chaves por Ferry Porsche, filho de Ferdinand. O carro passou por uma restauração em 1947 pelo fundador da Pininfarina, Battista Farina. No ano seguinte, foi comprado pelo piloto austríaco Otto Mathé, com quem ficou até sua morte, em 1995. O carro mantém o motor original e teraz de fábrica ferramentas e peças de reposição. A RM Sotheby’s estima que o Porsche 64 chegue a US$ 20 milhões no leilão.

(Nota publicada na Edição 1122 da Revista Dinheiro)