Na reta final do período para os jovens abaixo de 18 anos tirarem o título de eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma campanha para os mais jovens (entre 16 e 17 anos o voto não é obrigatório) tirarem o título. 

Artistas como Anitta e até mesmo astros de Hollywood como Mark Rufallo e Leonardo DiCaprio também convocaram os jovens brasileiros a votarem. Ao final do prazo de inscrição na justiça eleitoral (dia 4), o cenário de pouco interesse desses parcela da população pela eleição havia sido revertido. Na quinta-feira (5), um dia depois do fim do prazo, o TSE anunciou que 2,04 milhões de eleitores nessa faixa etária se registraram para votar em 2022. Número 47% maior que em 2018 e 57% maior que em 2014. 

+Lula é xingado e hostilizado por bolsonaristas em Campinas; veja o vídeo

No último dia 28 de abril, Leonardo DiCaprio publicou um tuíte convocando os jovens brasileiros a  tirarem o título. Até esta sexta-feira (6) a publicação contava com mais de 48 mil curtidas. O presidente Jair Bolsonaro respondeu ao ator logo depois, em inglês, e seu tuíte conta com 92 mil curtidas. 

Um tuíte em que Anitta conta sobre uma conversa que teve com o ator sobre a preservação da floresta amazônica fez bastante sucesso nas redes e bateu mais de 145 mil curtidas. 

 

Briga de DiCaprio com Bolsonaro é antiga 

O ator vencedor do Oscar e o presidente do Brasil já tiveram desavenças antes nas redes sociais. 

DiCaprio é engajado em causas ambientais e em 2019 doou US$ 5 milhões para a preservação da floresta amazônica, além de fazer reiteradas críticas à política ambiental do presidente, liderada pelo então ministro Ricardo Salles. Na época, Bolsonaro acusou o ator de doar dinheiro para atearem fogo na Amazônia.

De acordo com pesquisa realizada pelo World Resources Institute em parceria com a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, o Brasil liderou a derrubada de florestas tropicais no mundo em 2021.