Edição nº 1147 18.11 Ver ediçõs anteriores

Por violação de dados, British Airways é multada em US$ 230 milhões

Por violação de dados, British Airways é multada em US$ 230 milhões

O Information Commissioner’s Office (ICO), agência que trata da proteção de dados e informações no Reino Unido, aplicou uma multa recorde no país, de 183 milhões de libras (cerca de US$ 230 milhões), contra a British Airways (BA) por violação de dados de 500 mil passageiros, em 2018. Os dados vazados incluíam login, nome, endereço, reservas de viagens e informações sobre cartões de pagamento, incluindo códigos de segurança. A penalização representa 1,5% do faturamento global da BA. Desde a entrada em vigor da GDPR, a lei de proteção de dados na Europa, as empresas podem ser multadas em até 4% do faturamento global. O incidente (que aconteceu em junho do ano passado) foi divulgado pela primeira vez em 6 de setembro e foi informado, inicialmente, que cerca de 380 mil transações foram afetadas, mas que os dados roubados não incluíam detalhes de viagem ou passaporte. De toda forma, o ICO disse que a BA cooperou com a investigação e fez melhorias em seus protocolos de segurança. Até agora, a maior multa já aplicada no país havia sido de 500 mil libras, contra o Facebook, por seu papel no escândalo Cambridge Analytica. Era o valor máximo antes da GDPR.

(Nota publicada na Edição 1129 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Apple e Goldman Sachs investigados por suposta discriminação à mulher

Veja bem o que você vai postar, porque o assunto pode atrair a atenção da justiça. Pelo menos é o que aconteceu com o empresário e [...]

Globo dá um sacode

A Globo, maior grupo de mídia eletrônica do Brasil, anunciou dia 8 um processo de reestruturação que vai fundir em uma só empresa a TV Globo, os canais pagos da Globosat, a plataforma Globoplay, a Globo.Com e a Som Livre. A ideia, chamada Uma Só Globo, é não ficar para trás num mundo povoado por […]

Bye bye, restaurante

Nos próximos 10 anos, a tecnologia estará tão presente nos serviços de alimentação que a imagem de um restaurante tradicional vai ser coisa de parque temático. É o que se depreende da leitura do relatório Restaurant Industry 2030, da Associação Nacional dos Restaurantes americana. Na verdade isso já está acontecendo, dado o crescimento dos restaurantes […]

O fim dos influenciadores digitais?

A julgar pelas conclusões que o portal MediaPost tirou da recente pesquisa da consultoria Kantar sobre hábitos de consumo, os influenciadores digitais vão ficar a ver navios. Ou pelo menos não vão ter mais aquela audiência monumental. Em sua página Marketing Daily, o portal argumenta que a Geração Z, dos nascidos entre meados dos anos […]

Brasil mal no ranking de skills

(Nota publicada na Edição 1147 da Revista Dinheiro)
Ver mais