Estilo DINHEIRO

Por que os paulistas são alvos favoritos dos hackers?

A primeira edição do “Censo da Fraude” considerou as tentativas dos hackers, e não necessariamente as invasões que foram confirmadas

Por que os paulistas são alvos favoritos dos hackers?

Se você é paulista, saiba que está na mira de hackers. Um levantamento inédito realizado pela Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online, identificou que 40% dos ataques no e-commerce do Brasil em 2018 aconteceram no Estado de São Paulo. Na sequência aparecem Rio de Janeiro, com 9,77%, Minas Gerais (8,15%) e Bahia (5,36%). A explicação para isso é que a economia paulista responde por quase 40% do PIB brasileiro. Por razões matemáticas, os consumidores de São Paulo são os que mais compram e, por outro lado, as empresas paulistas são as que mais vendem.

Para chegar ao resultado, a primeira edição do “Censo da Fraude” considerou as tentativas dos hackers, e não necessariamente as invasões que foram confirmadas. Normalmente, as próprias operadoras de cartão de crédito usam sistemas de inteligência artificial para conseguir barrar as transações suspeitas antes da aprovação do pagamento. Ainda de acordo com o estudo, ao considerar o número de compras suspeitas em relação ao total de pedidos recebidos em todo o País, o índice de tentativas fraudulentas no ano passado foi de 2,2%. Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, no entanto, mostra que a realidade pode ser mais caótica do que parece.

Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 46% dos brasileiros foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro nos últimos 12 meses, o equivalente a 12,1 milhões de pessoas. Levando em consideração os canais mais comuns para esse tipo de crime, as lojas online lideram as ocorrências (54%). Na sequência aparecem os bancos (9%), as lojas físicas pequenas (8%), as lojas físicas de grande porte (8%) e as financeiras (6%). Os prejuízos gerados pelas fraudes equivalem a R$ 1,8 bilhão em apenas um ano.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

Tópicos

hackers Paulista