Nesta quinta-feira (16) é comemorado o dia de Corpus Christi e, em muitas cidades, ainda se mantém a tradição de ciar tapetes com imagens religiosas feitos de serragem e sal.

A data é importante para o calendário católico, já que simboliza o sacramento do corpo e sangue de Cristo. Por esse simbolismo, a tradição dos tapetes surgiu em Portugal para representar, sobretudo, cenas bíblicas. Geralmente, os fiéis criam a imagem de Cristo e elementos como o pão e o cálice.

+ Corpus Christi: quinta é feriado? O que abre e o que fecha?

A tradição foi trazida ao Brasil durante o período da colonização e ainda é particularmente forte em cidades como Ouro Preto (MG) e no Rio de Janeiro (RJ). Geralmente, a criação dos tapetes é realizada na noite anterior à data de Corpus Christi, promovendo uma integração entre os fiéis.

Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”, de acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, para o G1. “Os tapetes integram o trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento, que, para os católicos, é a presença de Jesus no Pão Eucarístico”, completa a entidade.