Economia

Ponte da Amizade, entre Brasil e Paraguai, deve reabrir hoje (15)

Crédito: Divulgação - Dnit

Local está fechado desde março devido à pandemia da covid-19 e a reabertura contará com a presença dos presidentes dos dois países (Crédito: Divulgação - Dnit)

O governo do Paraguai anunciou a reabertura da Ponte da Amizade, principal ligação entre o Brasil e o Paraguai, para hoje. O local está fechado desde março devido à pandemia da covid-19.

De acordo com informações do Canal Tech, a reabertura deverá com a presença dos presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benitez (Paraguai), mas o acesso será restrito.

+ Itália cautelosa com possível segunda onda de covid-19 por aumento de casos
+ Congresso paraguaio decreta emergência nacional devido a incêndios

Um telefonema entre Bolsonaro e Benitez no dia 2 de outubro oficializou a reabertura da ponte com o objetivo de reativar o turismo de compras na fronteira. As lojas da Ciudad del Este foram extremamente afetadas pela pandemia, já que o grosso do faturamento ocorre graças ao turista brasileiro.

Desde que a crise do coronavírus começou a ganhar força na América do Sul, o Paraguai adotou medidas duras para conter a propagação do vírus. Entre elas, fechou as fronteiras com o Brasil e promoveu um lockdown, com a população só saindo às ruas apenas para o essencial, como ir aos supermercados ou farmácias.

Um protocolo sanitário foi aprovado pelos dois países antes de definirem o fim do bloqueio na ponte, que a princípio terá reabertura parcial.

Há ainda a sugestão de criação de uma área controlada para entrada e saída de pessoas das cidades de Minga Guazú, Ciudad del Este e Presidente Franco. Caso as medidas entrem em vigor, os brasileiros poderão entrar no Paraguai entre 6h e 15h e sair até 19h.

 

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago