O governo do Paraguai anunciou a reabertura da Ponte da Amizade, principal ligação entre o Brasil e o Paraguai, para hoje. O local está fechado desde março devido à pandemia da covid-19.

De acordo com informações do Canal Tech, a reabertura deverá com a presença dos presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benitez (Paraguai), mas o acesso será restrito.

+ Itália cautelosa com possível segunda onda de covid-19 por aumento de casos
+ Congresso paraguaio decreta emergência nacional devido a incêndios

Um telefonema entre Bolsonaro e Benitez no dia 2 de outubro oficializou a reabertura da ponte com o objetivo de reativar o turismo de compras na fronteira. As lojas da Ciudad del Este foram extremamente afetadas pela pandemia, já que o grosso do faturamento ocorre graças ao turista brasileiro.

Desde que a crise do coronavírus começou a ganhar força na América do Sul, o Paraguai adotou medidas duras para conter a propagação do vírus. Entre elas, fechou as fronteiras com o Brasil e promoveu um lockdown, com a população só saindo às ruas apenas para o essencial, como ir aos supermercados ou farmácias.

Um protocolo sanitário foi aprovado pelos dois países antes de definirem o fim do bloqueio na ponte, que a princípio terá reabertura parcial.

Há ainda a sugestão de criação de uma área controlada para entrada e saída de pessoas das cidades de Minga Guazú, Ciudad del Este e Presidente Franco. Caso as medidas entrem em vigor, os brasileiros poderão entrar no Paraguai entre 6h e 15h e sair até 19h.