Giro

Ponte aérea Rio-São Paulo testa embarque por biometria

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Com a medida, passageiros não precisam apresentar o cartão de embarque nem documento de identificação nesses voos (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

A ponte aérea Rio-São Paulo, um dos trechos mais movimentados da aviação comercial brasileira, começou a testar o embarque de passageiros por meio de reconhecimento facial.

Com a medida, passageiros não precisam apresentar o cartão de embarque nem documento de identificação nesses voos. Para embarcar, basta mostrar o rosto, sem máscara, que o acesso é liberado.

De acordo com a CNN, o teste começou na terça-feira (15) e a iniciativa, chamada de “Embarque + Seguro”, é um projeto-piloto do Ministério da Infraestrutura, com tempo indeterminado de duração, que está disponível somente nos voos da ponte aérea operados pela companhia Azul Linhas Aéreas.

+ Viagem ao espaço com Jeff Bezos é vendida por US$ 28 milhões



A Idemia, empresa multinacional especializada em tecnologias de biometria, é a responsável por fornecer o equipamento de reconhecimento facial usado nos terminais aéreos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O sistema identifica e valida o embarque dos passageiros ao cruzar informações com o banco de dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que também colabora no projeto.

O programa Embarque + Seguro teve início em outubro de 2020 e o embarque por reconhecimento facial já foi testado nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Belo Horizonte/Confins (MG) e no Santos Dumont (RJ).

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago