Giro

Poluição mata 7 milhões de pessoas por ano, incluindo 600 mil crianças

Crédito: Reprodução/Pexels

Um levantamento inédito do Instituto Saúde e Sustentabilidade mostra que só 11 das 27 unidades da federação monitoram a qualidade do ar. (Crédito: Reprodução/Pexels)

A Organização Mundial da Saúde revisou os limites aceitáveis para a poluição do ar, responsável pela morte prematura de 7 milhões de pessoas no planeta todos os anos. , incluindo 600.000 crianças com menos de 15 anos, morrem prematuramente devido à poluição do ar, metade delas devido à poluição atmosférica. No Brasil, só dez estados e o Distrito Federal monitoram a concentração desses gases.

O que causa tudo isso tem nome: material particulado, ozônio, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e monóxido de carbono. Cada vez que se respira numa cidade grande, leva para o corpo uma combinação de poluentes. Os poluentes mais nocivos para a saúde humana são as partículas, matéria microscópica suspensa no ar.

+ OMS reforça regras sobre poluição do ar, que mata 7 milhões de pessoas por ano

As mais finas, dos combustíveis, principalmente o diesel, são as mais perigosas. Penetram profundamente nas vias respiratórias, no sangue e podem conter metais tóxicos. No Brasil, os que mais preocupam são o material particulado fino e o ozônio, que se formam com a queima de combustíveis.



Um levantamento inédito do Instituto Saúde e Sustentabilidade mostra que só 11 das 27 unidades da federação monitoram a qualidade do ar. Apenas cinco divulgam as informações em tempo real. A maioria não mede os principais poluentes.

O Brasil está atrasado no controle da qualidade do ar. O país não cumpre nem os padrões anteriores da OMS, definidos em 2005. Três anos atrás, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu novos limites de emissão para veículos, que ainda não entraram em vigor, e essa demora, segundo especialistas em poluição, está custando vidas.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km