Giro

Poluição exterior também afeta o ar que respira dentro de casa

Crédito: Reprodução/Pexels

Estudo analisou com base em três tipos de fontes de poluição, os incêndios florestais, o fogo de artifício e as inversões térmicas de inverno (Crédito: Reprodução/Pexels)

A poluição do ar afeta não só o ambiente, como também a nossa saúde. No entanto, não sendo algo visível, raramente se pensa de que forma estamos expostos a estes poluentes dentro dos edifícios. Sabia que a poluição exterior também afeta o ar que respira no interior da sua casa?

Um novo estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, analisou esta tendência com base em três tipos de fontes de poluição, os incêndios florestais, o fogo de artifício e as inversões térmicas de inverno (fenômeno que ocorre na atmosfera e que retém a poluição no solo, levando à concentração das substâncias).

+ Poluição provocou mais de 160 mil mortes nas cinco maiores cidades do mundo

A equipe mediu os níveis de partículas PM 2,5 através de sensores e concluiu que a qualidade do ar interna é bastante variável e influenciada de diferentes maneiras consoante a fonte de poluição. No caso das inversões térmicas, à medida que a qualidade do ar exterior alcançou os níveis laranja e vermelho, o ar no interior do edifício ficou no nível amarelo, aumentando o nível de poluição em 30%.

Quanto aos incêndios florestais, a poluição do ar aumentou em 78%, embora os sistemas de ar contribuam para um ar mais limpo no interior do edifício.

Relativamente ao fogo de artifício, a qualidade do ar no exterior atingiu o nível vermelho, e no interior do edifício, o ar chegou ao nível laranja, tendo aumentado o nível de poluição em 30%.

Os pesquisadores consideram que existem várias maneiras de reduzir este poluentes dentro dos edifícios, e que, estudos como este, podem ajudar a promover a consciencialização para este tema e gerar mudanças que garantam a segurança de todos – no interior e no exterior.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel