O governo da Polônia enviará caças MiG 29 à base aérea de Ramstein, na Alemanha, que ficarão à disposição dos Estados Unidos para que sejam repassados à força aérea ucraniana.

O governo polonês informou que o país está pronto para fazer entrega imediata e gratuita. Foi solicitado aos Estados Unidos que sejam fornecidas aeronaves usadas com capacidades operacionais correspondentes”.

O governo polonês também solicita que outros aliados da Otan – proprietários de MiG-29 – ajam na mesma linha”, diz comunicado, segundo o portal Aero Magazine. A Polônia se refere a Eslováquia, Bulgária e Romênia que também têm unidades do caça. Os Estados Unidos ainda não se pronunciaram sobre a decisão polonesa.

O fornecimento de caças à Ucrânia começou a ser discutido depois que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu à Otan novas aeronaves no início do conflito com a Rússia.

O secretário de Estados norte-americano, Antony Blinken, pediu no domingo (6) que a Polônia enviasse seus caças da era soviética para os pilotos ucranianos.

Dólar cai para R$ 5,05 após endurecimento de sanções contra Rússia

O envio dos aviões para a Alemanha à disposição dos Estados Unidos pode significar que o governo da Polônia não queira ser responsável por uma possível ofensiva russa.

A Rússia reagiu sobre o envio de aviões da Otan aos ucranianos e disse que se alguma aeronave abrir fogo contra as forças russas, o Kremelin vai culpar o proprietário original.

Também é questionada a logística de como os aviões poderiam ser entregues aos ucranianos, uma vez que militares russos estão em território ucraniano e já atacaram e destruíram diversas bases aéreas do país.