Edição nº 1083 17.08 Ver ediçõs anteriores

Polo, Argo, Virtus e Cronos vão ditar as regras do mercado em 2018

Saiba por que as duas novas famílias de carros da Volkswagen e da Fiat ameaçam a liderança da Chevrolet (vendas de janeiro deram o tom)

Polo, Argo, Virtus e Cronos vão ditar as regras do mercado em 2018

Polo: ótima arrancada em janeiro, com a quarta posição no ranking geral e o primeiro lugar entre os carros da Volkswagen

Ano novo, mercado novo. Simples assim. Fechadas as vendas de janeiro, com alta geral de 22,3% no mercado de automóveis e comerciais leves, dois modelos já se destacam: VW Polo e Fiat Argo. Sucesso imediato, o Polo já alcançou o quarto lugar e se tornou o Volkswagen mais vendido do momento, à frente do Gol. O mesmo aconteceu com o Argo, que se firma como superior ao Mobi dentro da linha Fiat. O que isso significa para o mercado? Muito. Mas, em resumo, significa que a liderança da Chevrolet finalmente começa a ser ameaçada.

Um simples olhar no ranking de janeiro não revela muita coisa, afinal terminou com o Onix disparado na frente: 16.058 emplacamentos, contra 6.632 do Polo e 4.972 do Argo. E se não bastasse o primeiro lugar do Onix, ainda temos o Chevrolet Prisma em quinto lugar, com 5.926 vendas. Mas é preciso mergulhar nos números para saber o que eles revelam. E foi o que fizemos. Mas, antes, primeiro veja como ficou o ranking dos 10 carros mais vendidos no primeiro mês de 2018:

POS. CARRO VENDAS MONTADORA CATEGORIA
1 Chevrolet Onix 16.058 GM Hatch
2 Ford Ka 7.656 Ford Entrada
3 Hyundai HB20 7.436 HMB Hatch
4 Volkswagen Polo 6.632 VW Entrada
5 Chevrolet Prisma 5.926 GM Sedã
6 Volkswagen Gol 5.893 VW Hatch
7 Fiat Strada 5.372 FCA Picape
8 Fiat Argo 4.972 FCA Hatch
9 Fiat Mobi 4.679 FCA Entrada
10 Jeep Compass 4.546 FCA SUV

 

O que esse ranking nos mostra? Pela primeira vez em muitos anos, as três montadoras líderes têm oito carros colocados entre os Top 10. A GM começou o ano com 19,3% das vendas, seguida da FCA com 17,3% (sendo 13,3% da Fiat e 4% da Jeep) e a Volkswagen está num robusto terceiro lugar, com 15%. São essas três que brigarão pela liderança do mercado nos próximos anos. Na sequência vêm, pela ordem: Ford (9,3%), Hyundai (8,4%), Toyota (8,1%), Renault (6,3%), Honda (5,7%) e Nissan (3,8%). Depois disso, todo mundo na casa de 1,1% para baixo.

O poder de fogo dos novos sedãs

Para além da boa arrancada da Volkswagen (a FCA já estava em boa posição), o que realmente precisa ser levado em conta é a chegada, em fevereiro e março, dos dois sedãs-irmãos do Polo e do Argo, ou seja, o Virtus (Volkswagen) e o Cronos (Fiat). Com atrativos ainda maiores do que seus irmãos hatchback, o Virtus e o Cronos certamente roubarão vendas da GM (se nem tanto do Prisma, com certeza muitas do Chevrolet Cobalt, posicionado um pouco acima). O Virtus tem entre-eixos (e espaço interno) maior que o Polo; o Cronos tem design superior ao do Argo.

O poder de fogo do Virtus e do Cronos a favor da Volks e da Fiat não é pequeno. Por isso, outras montadoras já estão se mexendo. É o caso da Honda, que tratou de remodelar o City, e da Toyota, que lançará o Yaris na metade do ano. Então, o que se espera é uma temporada muito mais competitiva no mercado de carros de passeio – e essa competição se dará no topo do ranking, nas dez primeiras posições.

Para se ter uma ideia do que isso representa, os 10 carros mais vendidos somaram 69.170 unidades em janeiro. E dentro desse pequeno universo, a força das três líderes (GM, FCA e VW) é ainda maior, se comparada ao mercado total. A GM tem 31,8% dessas vendas, enquanto a FCA tem 28,3% e a Volkswagen soma 18,1%. Das três, porém, só a Volks e a FCA (no caso a Fiat) têm projetos fortes chegando às ruas. Portanto, pela primeira vez em três anos, a disputa está aberta. Dificilmente o Onix perderá o tetracampeonato entre os modelos, mas o tetra da Chevrolet já corre risco entre as marcas e o bi da GM mais ainda entre as montadoras – ela que fez barba, cabelo e bigode em 2017.

Tópicos

Argo Cronos Polo Virtus

Mais posts

Onix e Compass já têm mais vendas diretas do que as picapes

As vendas de automóveis no Brasil estão mudando com uma velocidade sem precedentes. Não apenas os tipos de carros são outros, mas [...]

FCA lançará três crossovers Fiat, um novo SUV da Jeep e a picape RAM no Brasil

Presidente da Fiat Chrysler Automobiles fala sobre os investimentos da empresa no País até 2022. Globalmente, a FCA investirá 45 [...]

Yaris chega competitivo e completa a estratégia da Toyota

O novo compacto premium da marca japonesa começa a ser produzido em Sorocaba e fica posicionado entre o Etios e o Corolla

Gol desaba na Argentina, mas Volkswagen ainda é líder

Crise econômica no governo Macri afeta as vendas do carro mais vendido do nosso vizinho sul-americano

Quando o carro mata, a culpa pode ser nossa

Nem sempre o veículo, a estrada ou a sinalização das ruas são os responsáveis pelos acidentes. Veja o que você pode fazer para dirigir [...]
Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.