A polícia síria se estabeleceu nesta terça-feira (22) nos bairros devastados da zona sul de Damasco pós a vitória das forças do governo sobre os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI), informou um veículo oficial.

As forças do regime de Bashar al-Assad reconquistaram na segunda-feira (21) o campo de refugiados palestinos de Yarmuk e os bairros adjacentes de Tadamun e Hajar al-Aswad, recuperando assim o controle total de Damasco, pela primeira vez desde 2012.

Nesta terça, forças policiais entraram em Yarmuk e Hajar al-Aswad e hastearam a bandeira nacional, informou a televisão estatal, que transmitiu imagens das forças de segurança no topo de um prédio de vários andares no campo de refugiados.

A polícia também postou fotos do presidente Assad e de seu pai Hafez. Outros policiais se reuniram nas ruas devastadas e dispararam para o ar para comemorar a vitória.

“A polícia está presente 24 horas por dia”, disse um deles, entrevistado pela televisão estatal. “Unidades especiais foram mobilizadas em torno do campo para ajudar os civis e proteger suas propriedades”, acrescentou.

Nas imagens, comboios de motocicletas e carros da polícia em Hajar al-Aswad aparecem abrindo caminho através dos escombros. Nenhum civil apareceu na tela.

Yarmuk, Hajar al-Aswad e Tadamun escaparam ao controle do governo por vários anos. O regime começou a perder partes da capital em 2012, um ano após o início do conflito na Síria.

Graças a campanhas militares e acordos para evacuar os jihadistas, o regime recuperou o controle de Damasco e seus arredores.

O governo anunciou na segunda-feira a retomada de Yarmuk, que tinha sido tomado pelo EI em 2015. Várias fontes, incluindo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) e uma fonte militar síria, informaram sobre um acordo de evacuação para expulsar o EI, apesar de o regime negar.