Giro

Polícia do Chipre interroga homem russo sobre nitrato de amônio no Líbano

Polícia do Chipre interroga homem russo sobre nitrato de amônio no Líbano

Destruição causada pelas explosões de anteontem no porto de Beirute - AFP

A polícia do Chipre informou nesta quinta-feira que interrogou o russo Igor Grechushkin, após a divulgação de informações que o relacionam ao navio que transportou as 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio cuja explosão devastou a capital libanesa.

“Autoridades do Líbano nos pediram para localizar esse indivíduo e interrogá-lo, o que fizemos”, disse um porta-voz da polícia à AFP. “Suas respostas foram enviadas àquele país”, assinalou.

Grechushkin não foi preso, apenas respondeu a perguntas sobre a carga do navio, a pedido do escritório da Interpol no Líbano. A explosão devastadora de anteontem aconteceu em um hangar que armazenava toneladas de nitrato de amônio há seis anos sem medidas de precaução, segundo autoridades.

Em 2013, o “Rhosus”, navio com bandeira da Moldávia e procedente da Geórgia fez escala em Beirute em seu trajeto até Moçambique, com 2.750 toneladas de nitrato de amônio a bordo, segundo uma fonte da segurança libanesa. Autoridades portuárias de Moçambique negaram terem sido informadas sobre a possível chegada do navio.

Segundo a imprensa, Grechushkin havia alugado o navio, obrigado a atracar em Beirute devido a um buraco em seu casco. De acordo com a página Marine Traffic, o navio chegou em 20 de novembro de 2013 e não voltou a zarpar.

Segundo fontes da segurança libanesa, quando o navio se dirigia a Beirute, uma empresa do Líbano teria denunciado a empresa à qual ele pertencia, obrigando a Justiça local a apreender a embarcação. A carga foi armazenada em um hangar, e o navio, danificado, acabou afundando.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?