A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu na manhã desta quarta-feira (29) uma quadrilha que divulgava e incentivava maneiras de cometer suicídio. Foram executados mandados de prisão e de busca e apreensão no DF, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e no interior paulista, segundo o portal Metrópoles.

Depois do suicídio de duas pessoas no DF, investigadores descobriram que a quadrilha usava redes sociais para induzir pessoas ao autoextermínio. De acordo com o Correio Braziliense, três pessoas já foram presas.

+ Ativistas pedem à ONU que investigue supostos crimes do Taliban

Os criminosos ensinavam às vítimas como tirar suas vidas e vendiam venenos para isso. Uma vítima de 19 anos ingeriu uma droga a partir de orientações do grupo “CTBus” (catch the bus, expressão em inglês para suicídio). A quadrilha também utilizava Telegram e a Dark Web para propagar seus conteúdos.

Segundo o Metrópoles, na casa de um dos investigados, no interior de São Paulo, foi apreendido um frasco com nitrito de sódio, além de celulares e computadores. Os mandados foram cumpridos com auxílio da Polícia Civil de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Disque 188
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende gratuitamente pessoas em depressão e pode salvar vidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil registra 32 suicídios diariamente.