Giro

Podemos comer ovos todos os dias?

Crédito: Reprodução/Divulgação

Alguns estudos sustentam seu consumo devido às propriedades da clara, outros desaconselham devido ao colesterol da gema. O que é verdade? (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Há muitas dúvidas sobre comer ovos todos os dias. A O que é a verdade?

Uma análise da Universidade de Harvard com 215.000 pessoas descobriu que comer um ovo por dia não estava associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares. No entanto, um estudo recente com mais de 500.000 pessoas apontou que comer até mesmo uma porção diária de um ovo inteiro, com sua gema amarela carregada de colesterol, aumenta o risco de morrer por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares e câncer.

+ Excesso de café: uma bebida amarga para a saúde do cérebro

Apesar de muitos anos de pesquisa, essa questão sobre o consumo de ovos e a saúde não foi respondida, e há vários estudos observacionais nas últimas décadas que mostram resultados conflitantes.



“Alguns sugerem que a ingestão moderada de ovos é boa, enquanto outros sugerem que pode ser ruim”, disse Riyaz Patel, cardiologista consultor da University College London. “Este estudo, embora bem conduzido, infelizmente apenas adiciona mais ruído à discussão”, disse Patel em um comunicado.

Os resultados do estudo são problemáticos porque eles perguntaram às pessoas apenas uma vez sobre o consumo de ovos e os seguiram por muitos anos sem verificar se sua dieta havia mudado, disse o Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard TH Chan .

Enquanto a ciência não concordar, não podemos eliminar este alimento saboroso da nossa alimentação, o que é fato é que o excesso de quantidades é o que leva a pessoa a adoecer e como diz o ditado  “nada em excesso, tudo na medida” .

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago