Giro

Playstation 5: saiba como se comporta o novo console, lançado hoje

Crédito: Reprodução/YouTube

Sucesso da Sony: o PS5 (direita) ao lado de seus antecessores, todos um sucesso global de críticas e vendas (Crédito: Reprodução/YouTube)

A Sony inicia nesta quinta-feira (12) a distribuição do PlayStation 5, console que abre a nova geração de videogames em todo o mundo, e os primeiros países a receberem a máquina são os Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Canadá e México. No Brasil e na Europa, o aparelho só estará disponível nas lojas a partir do dia 19, mas as primeiras impressões do novo PS5 já estão rodando pela internet.

Com cerca de 65% do marketshare do mundo dos games e muito à frente da Microsoft (dona do Xbox, com 34,9% do mercado) e da Nintendo (com menos de 1%), O Play Station 5 deve vender mais de 4,6 milhões de unidades apenas neste ano, segundo a consultoria alemã Statista. A projeção é ainda maior para os próximos dois anos, chegando a mais de 66 milhões de unidades vendidas.

+ PlayStation 5 fica disponível apenas para lojas online no lançamento dia 19
+ Preços, datas, jogos: o que se sabe sobre o duelo Playstation 5 vs Xbox

Enquanto o PS5 não for vendido oficialmente no Brasil, pode-se encomendá-lo nos principais sites de e-commerce do País. Ele estará a venda por R$ 4.699 na versão padrão e R$ 4.199 na versão que aceita apenas jogos comprados digitalmente.

Maior qualidade de imagem nos jogos do PS5

Entre as principais novidades do novo console está a forma como ele é adaptável ao estilo do jogador, com opções de jogabilidade personalizadas e que podem seguir por um caminho de melhor desempenho, com gráficos mais leves ou maior sofisticação nos detalhes.

Outro ponto interessante e que vai ao encontro da onda de streaming, segundo teste do portal Mashable, é a opção de gravação dos seus jogos ao vivo. Além dos formatos padrão de captura e gravação de tela, com exportação no formato MP4, você pode gravar em 4K e fornecer uma ótima qualidade visual para quem for assistir aos seus vídeos.

Maior que o PS4, o novo PlayStation pesa 4,5 kg, quase o dobro do antecessor e possui dimensões igualmente maiores: 39 x 26 x 10cm no novo modelo ante os 30,5 x 27,5 x 5,3 cm do modelo e muito maior que os 30 x 15 x 15cm do principal concorrente, o Xbox Serie X.

A nova versão de um dos consoles mais vendidos no mundo vem equipada com um novo sistema de refrigeração, mais potente e menos barulhento, o que deve diminuir o aquecimento da máquina e otimizar a performance.

A carga dos controles do PS5 devem durar por volta de 10 horas com uso moderado até o próximo carregamento, proporcionando ao jogador quase metade de um dia inteiro sem precisar conectá-lo ao cabo de energia acoplado ao console. Isso sem contar que o sistema de vibração dos controles foi aprimorado e deve produzir um novo processo de imersão nos jogos.

Para quem comprou recentemente jogos do PS4 e está com medo de perder a experiência com eles, a Sony integrou os sistemas dos dois consoles e vai permitir que títulos da geração anterior rodem no novo sistema. Além disso, a qualidade visual deles deve melhorar também, já que o PS5 transmite imagens para TVs 8K ou 4K em 120Hz.

O novo PlayStation deve ser, provavelmente, mais equipado que o seu computador ou notebook. Veja só: novas velocidade de conexão Wi-Fi serão suportadas e os jogadores poderão conectar o console à rede 5G; ele possui SSD interno de 825GB; três saídas USB tipo A (padrão) e uma USB-C.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel