A Sony inicia nesta quinta-feira (12) a venda do novo PlayStation 5 (PS5) em alguns mercados fora do Brasil, mas o novo console da próxima geração de videogames só deve estrear por aqui no dia 19 de novembro e, inicialmente, apenas em lojas online.

Ele será vendido no mercado nacional por R$ 4.699 na versão padrão e R$ 4.199 na versão que aceita apenas jogos comprados digitalmente, onde não há entrada para discos. Maior que o PS4, o novo PlayStation pesa 4,5 kg, quase o dobro do antecessor e possui dimensões igualmente maiores: 39 x 26 x 10cm no novo modelo ante os 30,5 x 27,5 x 5,3 cm do modelo e muito maior que os 30 x 15 x 15cm do principal concorrente, o Xbox Serie X.

+ Com PlayStation 5, Sony busca recorde de vendas sem margem para erro
+ PlayStation 5 vende em 12 horas o mesmo que PS4 em 12 semanas
+ Lançamento do PlayStation 5 prepara a batalha com o Xbox para o Natal

A nova versão de um dos consoles mais vendidos no mundo vem equipada com um novo sistema de refrigeração, mais potente e menos barulhento, o que deve diminuir o aquecimento da máquina e otimizar a performance.

Os controles do PS5 devem durar por volta de 10 horas com uso moderado sem carregamento, proporcionando ao jogador quase metade de um dia inteiro sem precisar conectá-lo ao cabo de energia acoplado ao console. Isso sem contar que o sistema de vibração dos controles foi aprimorado e deve produzir um novo processo de imersão nos jogos.

Para quem comprou recentemente jogos do PS4 e está com medo de perder a experiência com eles, a Sony integrou os sistemas dos dois consoles e vai permitir que títulos da geração anterior rodem no novo sistema. Além disso, a qualidade visual deles deve melhorar também, já que o PS5 transmite imagens para TVs 8K ou 4K em 120Hz.

O novo PlayStation deve ser, provavelmente, mais equipado que o seu computador ou notebook. Veja só: novas velocidade de conexão Wi-Fi serão suportadas e os jogadores poderão conectar o console à rede 5G; ele possui SSD interno de 825GB; três saídas USB tipo A (padrão) e uma USB-C.

Enquanto o PS5 não for vendido oficialmente no Brasil, você pode encomendá-lo nos principais sites de venda do País.