Ciência

PlayStation 5 chega às lojas online para concorrer com novo Xbox

Crédito: Arquivo / AFP

A Sony colocou à venda online seu PlayStation 5 nesta quinta-feira (12), dois dias após o lançamento do novo console da rival Microsoft, o Xbox Series X, dando início a uma nova disputa entra as duas gigantes de tecnologia pelo mercado de videogames - AFP (Crédito: Arquivo / AFP)

A Sony colocou à venda online seu PlayStation 5 nesta quinta-feira (12), dois dias após o lançamento do novo console da rival Microsoft, o Xbox Series X, dando início a uma nova disputa entra as duas gigantes de tecnologia pelo mercado de videogames.

Diferentemente da Microsoft, que apostou por um único lançamento global, a Sony optou por vender seu novo console em duas etapas: Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá e México receberão o produto primeiro, a partir desta quinta-feira, enquanto o resto do mundo, incluindo a Europa, terá que esperar até 19 de novembro.



+ PlayStation 5 vende em 12 horas o mesmo que PS4 em 12 semanas
+ Lançamento do PlayStation 5 prepara a batalha com o Xbox para o Natal

Devido à pandemia, as vendas serão realizadas exclusivamente pela internet. A Sony alertou que nenhuma loja poderá vender o PlayStation 5 fisicamente nos dias de lançamento.

A demanda pelo console se anuncia alta devido ao estilo de vida mais caseiro imposto pela pandemia. Os exemplares disponíveis para pedidos antecipados foram esgotados em tempo recorde e os analistas preveem que o público em geral terá dificuldade para conseguir um PlayStation 5 antes de 2021.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


O PlayStation 5 estará disponível em duas versões: uma “premium”, que a Sony vende por 499 dólares, o mesmo preço do Xbox Series X, e uma “edição digital” com a mesma potência, mas sem leitor de disco, que custará 399 dólares, 100 dólares mais caro que o Xbox Series S.

A Sony, que representa um terço das vendas totais do mercado de videogames, espera alcançar com a 9ª geração de seu console o mesmo sucesso atingido pelo PlayStation 4, lançado em 2013 e que vendeu o dobro de exemplares em relação ao concorrente direto, o Xbox One da Microsoft.


De acordo com analistas, a empresa japonesa superará novamente a rival americana em número de consoles vendidos. Contudo, a longo prazo, a Microsoft poderá fazer frente em receita graças à estratégia centrada na venda de jogos por mensalidade e streaming.