Agronegócio

Plantio de trigo no PR atinge 26% da área; do milho safrinha continua em 99%

São Paulo, 18 – O plantio de trigo da safra 2021 no Paraná alcançou na segunda-feira 26% da área prevista para o Estado, de 1,142 milhão de hectares, avanço de 17 pontos porcentuais na semana, segundo boletim semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Das lavouras de trigo já instaladas, 71% encontravam-se em boa condição, ante 30% na semana anterior, e outros 28% em situação média, ante 69% há uma semana, além dos mesmos 1% em situação ruim. A maior parte das plantações, 93%, está em germinação e 7%, em desenvolvimento vegetativo.

O plantio de milho de segunda safra, ou safrinha, ainda alcançava 99% da área prevista, tal qual nas semanas anteriores. O porcentual de lavouras em situação boa caiu de 25% para 23%.

Outros 46% da área semeada ainda se encontram em condição média e 31%, em situação ruim (30% na semana passada). Conforme o relatório, 1% das plantações estão em germinação, 24% em desenvolvimento vegetativo (42% na semana passada), 51% em floração (ante 37%), 21% em frutificação (ante 17%) e 3% em maturação, igual na semana anterior.

Quanto às lavouras de milho verão 2020/21, ou primeira safra, 99% da colheita já foi concluída no Estado, segundo o Deral. Na semana anterior, já estava finalizada em 98% da área total estimada.

Conforme o levantamento, a proporção de lavouras de milho em boa situação subiu de 47% para 48%; em média situação caiu de 28% para 26% das plantações e, em ruim, estão 26% (25% há uma semana). Segundo o Deral, 100% dos cultivos no campo estão em maturação.

A colheita de soja da safra 2020/21 no Paraná já foi encerrada.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago