São Paulo, 15 – O plantio de soja na Argentina atingiu 97,5% da área prevista para 2020/21, informou a Bolsa de Buenos Aires, em relatório semanal. A semeadura avançou 4 pontos porcentuais em uma semana e está 2,1 pontos porcentuais adiantada em relação a igual período do ano passado. Segundo a Bolsa, a área que falta semear, de 438 mil hectares, está concentrada no Norte do país. As chuvas dos últimos dez dias permitiram a conclusão dos trabalhos nas províncias de Buenos Aires e La Pampa.

A parcela da safra de soja em condição boa ou excelente diminuiu de 27% para 18% na semana. Já a parcela em condição ruim ou muito ruim aumentou de 17% para 19%. A Bolsa disse que 63% têm condição normal, ante 56% na semana anterior.

O plantio de milho atingiu 90,9% da área prevista, segundo a Bolsa. A semeadura avançou 5,6 pontos porcentuais na semana, e segue com leve atraso de 0,1 ponto porcentual ante a temporada anterior. A Bolsa disse que 19% da safra de milho tem condição boa ou excelente, em comparação a 12% na semana anterior. A parcela em condição normal se manteve em 65%.

Quanto ao trigo, a colheita foi concluída, com expectativa de produção de 17 milhões de toneladas e rendimento médio nacional de 2.820 quilos por hectare. A produtividade esperada é a segunda menor dos últimos dez anos, segundo a Bolsa. A perda de área, de 7,2%, representa a maior proporção no mesmo período de tempo.