Mundo

Planeta onde um ano tem oito dias é descoberto por pesquisadores

Crédito: (Foto ilustrativa) Pixabay

O astro possui uma superfície extremamente quente, com temperaturas que podem chegar aos 1.482ºC (Crédito: (Foto ilustrativa) Pixabay)



O GJ 367 b foi descoberto por astrônomos do Centro Aeroespacial da Alemanha. Os pesquisadores constataram que o período de um ano corresponde a apenas 8 dias no exoplaneta, planeta que fica fora do Sistema Solar. 

Com metade da massa da Terra, o astro recém encontrado possui uma superfície extremamente quente, com temperaturas que podem chegar aos 1.482ºC. O alto nível de calor do planeta é provocado por sua proximidade com o seu sol, uma estrela anã vermelha, localizada a uma distância de 31 anos-luz. 

+Asteroide de 330 metros vai passar próximo da Terra em dezembro

A alta incidência de radiação é outro ponto que chamou a atenção dos astrônomos, de acordo com o artigo publicado na revista científica Science, o GJ 367 b recebe radiação 500 vezes mais forte que a Terra.

Como encontraram o planeta?



Utilizando o Transiting Exoplanet Survey Satellite (Tess), da Nasa,  equipamento que detecta corpos celestes por meio do método de trânsito – modelo de observação que mede o brilho de estrelas distantes e, em caso de diminuição, realiza a verificação se outro corpo não se moveu na frente da estrela observada, entre o observador e a estrela.

“Medindo as propriedades fundamentais do planeta USP [sigla em inglês para planetas de período ultracurto], podemos ter um vislumbre da formação do sistema e da história da evolução”, declarou Kristiane Lam, liderança do estudo, no artigo da Science.