O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do BC (Banco Central), não deve atrapalhar o WhatsApp Pay, serviço que permitirá o pagamento por meio do aplicativo mensagens WhatsApp, do Facebook. A avaliação é do CEO da Visa Brasil, Fernando Teles. A empresa é uma das que estão em parceria com a gigante de tecnologia aguardando o BC liberar a inovação de transferências financeiras no País.

Segundo informações da Jovem Pan, o executivo diz acreditar que esse é o futuro dos meios de pagamento e que as tecnologias vão caminhar em paralelo e os usuários terão cada vez mais alternativas. Ele contou que o Facebook escolheu fazer uma parceria com as bandeiras, mas não fará nem papel de bandeira nem de emissor.

O usuário terá uma identificação no WhastApp e poderá transferir recursos, mas o dinheiro não ficará retido na rede social. Ela vai contribuir para a experiência do usuário, já que milhões de pessoas usam o aplicativo.

+ Quase 25 milhões de chaves do Pix são cadastradas em cinco dias
+ Confira os pontos positivos e detalhes do Pix para a sua empresa

O executivo garante que a operação será totalmente segura. Além da própria senha do celular, o usuário terá uma senha especial para autorizar a transação específica e em cada transação será gerado um número aleatório de cartão. Teles afirma que, mesmo que alguém tente interceptar os dígitos, eles são únicos para aquela transação.

Na avaliação do CEO, essa será mais uma alternativa de pagamento e que vai contribuir para diminuir as transações com dinheiro em espécie.