O sistema de pagamentos instantâneos soma 26 bilhões de transações desde sua criação

Com apenas dois anos de funcionamento, o Pix vem se popularizando cada vez mais entre os brasileiros, alcançando 26 bilhões de transações até hoje. O número torna o Pix o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, à frente dos cartões de crédito.

O PIX começou devagar, mas rapidamente foi adotado por todos os bancos e começou a ganhar escala de uma forma bastante rápida. A simplicidade de operação e o dinamismo que trazem para economia são ingredientes chave para esse crescimento.

Bancos têm se adaptado à nova ferramenta atendendo a necessidade do cliente. “A facilidade e confiabilidade no Pix é enorme e desde que implementamos a ferramenta em nosso aplicativo, rapidamente se tornou o modelo de pagamento mais usado por nossos clientes”, comentou Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master.

Em todos os bancos o crescimento do número de chaves criadas foi exponencial, são mais de 523 milhões (contando as chaves aleatórias), transferências e valores movidos.

Dessa forma, o Pix já movimenta números expressivos. Foram mais de R$ 7,5 trilhões transferidos só neste ano. São bilhões de transações mensais no Pix desde setembro de 2021.

O plano é ter um meio de pagamento cada vez mais amplo. Segundo informações do Banco Central, o Pix deve ganhar em breve outras funcionalidades como o Pix por aproximação, o Pix Garantido (solução de crédito) e o Pix Internacional. Ainda não foi divulgado quando essas funcionalidades estarão disponíveis.