Economia

Pix é usado por 71% dos brasileiros e aprovação entre os jovens é de 99%

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, que completou um ano recentemente, já é usado por 71% dos brasileiros. A taxa de aprovação aumentou nove pontos porcentuais em 12 meses e chegou a 85%, mostra pesquisa divulgada ontem pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Há um ano, esse índice era de 76%.

Entre os jovens (18 a 24 anos), a aprovação do Pix chega a 99%, patamar semelhante ao da faixa etária seguinte (25 a 44 anos), com 96%. Já entre os que têm mais de 60 anos, o porcentual de aprovação cai para 65%.



+ Mais emprego, mas com renda menor

A maior resistência para usar o Pix foi encontrada entre as pessoas de baixa renda e os de menor escolaridade, mas ainda assim em patamares de adesão superiores a 50%. Dos que têm até a escolaridade fundamental, 53% utilizam o Pix, enquanto no grupo de pessoas com renda de até dois salários mínimos a taxa de adesão ao sistema do BC é de 64%.

A pesquisa da Febraban ouviu 3 mil pessoas acima de 18 anos em todas as regiões do Brasil. As entrevistas foram feitas entre os dias 19 e 27 de novembro, e fazem parte da quarta edição do Radar Febraban, divulgado a cada trimestre.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Golpes

No Pix, para um terço dos entrevistados há uma diferença sobre a percepção de segurança do serviço. Para 32%, o sistema dos bancos é mais seguro do que o oferecido por fintechs. Já outros 32% destacam que o sistema é igualmente seguro nos dois tipos de instituições.


Entre os entrevistados, 22% afirmaram já terem sido vítimas de golpes ou tentativa de fraude, patamar semelhante ao do levantamento feito em setembro (21%). Já entre os mais velhos, acima de 60 anos, esse porcentual sobe para 30%.

Entre os que foram vítimas de tentativas de golpes, 69% afirmaram que nunca caíram na armadilha. O golpe reportado como o mais comum pelos entrevistados (48%) foi a tentativa de clonagem do cartão ou troca de cartão.

Já o golpe em que criminosos fazem ligações fazendo se passar pela central de atendimento do banco e pedem dados pelo telefone subiu de 18%, em setembro, para 28% na pesquisa divulgada ontem.

Em terceiro lugar, a tentativa de fraude mais comum é por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, em que alguém se passa por um conhecido solicitando dinheiro, com 24% dos relatos.

A Febraban quis ter ainda dos entrevistados uma avaliação sobre o nível de confiança nas empresas, bancos e fintechs. Nos bancos, a confiança caiu de 60%, em setembro, para 58%, enquanto nas fintechs houve recuo um pouco maior, de 59% para 56%. Já nas empresas privadas a confiança se manteve em 54%.

Inflação

A inflação alta no Brasil prejudica mais o consumo de alimentos e produtos de abastecimento doméstico, na opinião de quase 70% dos entrevistados pela Febraban. Para 42%, o maior impacto é nos preços dos combustíveis e 19% apontam efeitos nos pagamentos de serviços de saúde e remédios.

Na faixa etária de 25 a 44 anos e entre os com curso superior, o efeito negativo da inflação no consumo de alimentos é citado como o principal por 74% e 73% dos entrevistados, respectivamente.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Tópicos

ate que horas pode fazer pix BC Boleto Bancário boletos chave pix cheques como cancelar um pix Como fazer consulta de cheque? como fazer o pix como fazer pix como fazer pix na caixa como fazer um pix Como ficou o Pix? Como funciona o cheque? como funciona o pix Como funciona o PIX saque? Como funciona o Pix troco? como funciona opix troco como funciona pix saque Como funciona Pix saque e Pix troco? Como sacar dinheiro pelo Pix Caixa tem? Como sacar Pix? como usar cheque é seguro fazer pix faz o pix abestado Febraban horario de pix horario pix IR maquina de pix robo funciona novidades pix 2022 o que é pix e como funciona O que é Pix troco? Onde fica o dinheiro do Pix? Onde usar cheque? Para que serve Pix? pesquisa PicPay picpay pix PIX pix aplicativo pix app pix bacen pix banco central pix banco central pdf pix banco do brasil pix bet pix bradesco pix caixa pix como fazer? pix Como funciona o Pix? pix depois das 18 horas pix dicas pix diferenças ted doc pix futebol pix futebol.com pix futebol.com.br pix garantido pix horario limite pix imposto de rende pix melhor chave pix noturno PIX novas funções 2022 pix nubank Pix pagamentos à noite pix picpay não funciona pix rastreamento pix regras PIX restrições pix santander pix santander não funciona pix saque banco central pix saque caixa eletronico pix saque e pix troco bacen pix saque e pix troco estão disponíveis a partir de hoje pix saque onde fazer pix saque pix troco pix saque riscos pix saque segurança pix saque youtube pix segurança Pix transferências pix troco risco pix troco youtube pix troco: como funciona pix vantagens pixbet classico pixcaixa pixfacilidaddes pixreversão por enquanto as informações desse pix estão indisponíveis Quais as taxas do Pix? Quais são os tipos de cheques? Qual é a diferença entre DOC e TED? Qual é a taxa de TED e DOC? Qual é o melhor TED ou DOC? qual limite do pix Qual o significado do Pix? Quanto custa Pix caixa? Quanto tempo cai um DOC para outro banco? Quanto tempo faz o Pix? radar recorde de transações recorde de transações diárias robo de pix robo de pix é confiavel robo de pix é verdade roubo de dados saque pix aposta saque pix bradesco tobi pix tranferências transações diárias transferências realizadas vazamento