Economia

Pix: criminosos já criam 30 domínios falsos para aplicar golpes

Crédito: Reprodução/Claro

No primeiro dia do cadastramento das chaves Pix, já foram identificados 30 domínios falsos para criminosos aplicarem golpes em quem tentasse se cadastrar (Crédito: Reprodução/Claro)

Ontem (05), foi o primeiro dia do cadastramento oficial das chaves Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC). Mesmo assim, empresas de segurança na internet já identificaram 30 domínios falsos que seriam utilizados para criminosos aplicarem golpes em quem tentasse se cadastrar.

De acordo com matéria do Extra, alguns desses endereços eletrônicos ainda não estão ativos, mas a existência destas páginas indicam que criminosos podem usar o tema do Pix para cometer fraudes.



+ Pix: entenda o passo a passo de como o sistema funciona
+ Veja como não cair em golpes na hora de se cadastrar no Pix

O analista de segurança da Kaspersky Fabio Assolini explicou ao Extra que, entre 3 a 8 de abril, no início do cadastramento para o auxílio emergencial, a Kaspersky identificou mais de 100 domínios falsos com o mesmo propósito. A expectativa é que as tentativas de golpes sejam ainda maior desta vez.

Segundo o especialista, o site pode distribuir um arquivo malicioso para aqueles que acessarem ou os golpistas podem criar um site falso que vai pedir as credenciais do serviço bancário. A segunda etapa dos golpes, de acordo com o analista, é o envio de mensagens por e-mail, SMS ou até mesmo pelo WhatsApp, se passando pelo banco.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Para se proteger, ele recomenda que as pessoas tenham um antivírus instalado no celular ou computador, já que o programa vai bloquear o acesso a essas páginas falsas. Outra dica é conferir o que diz o link recebido e usar sempre os canais oficiais de comunicação dos bancos.