O Banco do Estado de Sergipe (Banese) informou que os clientes que tiveram os dados cadastrais do Pix vazados serão informados pela instituição a partir desta sexta-feira (1º).

A comunicação será por canais oficiais e exclusivos do Banese. O banco alerta que é para ignorar qualquer tentativa de contato que seja feita por WhatsApp, ligações telefônicas e e-mails, de acordo com a CNN Brasil.

O Banco Central (BC) comunicou na quinta-feira (30) a ocorrência do primeiro vazamento de dados de chaves Pix. As informações vazadas estavam sob a guarda e responsabilidade do Banese.

WWF incentiva bancos de investimento a tornarem-se verdes

Segundo o BC, o vazamento se deu em razão de falhas pontuais em sistemas da instituição financeira e envolveu informações de natureza cadastral, que não dão margem à movimentação de recursos ou acesso a contas.

“Não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, disse o BC.

As informações vazadas, segundo o Banese, seriam nome, CPF, banco em que a chave está registrada, agência, conta e outros dados técnicos utilizados para fins de controle antifraude, como a data de abertura da conta e data de registro da chave.