Pescadores do Rio Jacuí — que atravessa o RS desde Passo Fundo, no Norte, até Porto Alegre — têm relatado o aparecimento de palometas, peixes mais conhecidos como piranhas-vermelhas. A espécie, que é carnívora, tem se alimentado de peixes menores na região.

A aparição dos animais tem sido frequente nas cidades do Vale do Rio Pardo. No entanto, autoridades agora identificaram o peixe também na Bacia do Guaíba, próximo a Barra do Ribeiro, o que indica que o animal passou por Porto Alegre.

+ Tecnologia usa plantas para reutilização de água em tanques de peixes

O aparecimento da espécie carnívora pode desregular todo o sistema hídrico da região, uma vez que o peixe dourado, predador natural da palometa, está quase desaparecendo das águas do Jacuí. Com isso, a população das piranhas vermelhas cresce, e se alimenta dos peixes menores do rio.

Existrem outros possíveis motivos para o aumento da população das palometas no Jacuí. O primeiro é o aquecimento global, também aquecimento das águas dentro dos nossos rios aqui na região, que favorece o desenvolvimento da espécie. E o segundo é a população, que tem agora já um tamanho tão grande que tem grande facilidade de crescer cada vez mais.

Especialistas temem que a espécie siga migrando até a bacia hidrográfica do Lago Guaíba. O Ibama também foi acionado e avalia soluções em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Entre elas, o abate.