Giro

Piquet pede desculpas por chamar Hamilton de “neguinho”

Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Piquet: termo não tem o peso que algumas traduções estão imputando (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)



Após a repercussão da divulgação de um vídeo com Nelson Piquet chamando o piloto britânico Lewis Hamilton de “neguinho”, o ex-piloto brasileiro divulgou uma nota nesta quarta-feira (29) em que pede desculpas, mas ao mesmo tempo minimiza o episódio e diz que o uso do termo é “comum”.

Na nota divulgada, Piquet diz que não teve a intenção de ofender e que o termo é usado “largamente e historicamente no Brasil” como sinônimo de “pessoa”. Apesar de se desculpar, ele diz que o termo não tem tanto peso quanto o de algumas traduções que estão sendo feitas para outras línguas.

Fórmula 1, FIA e Mercedes condenam fala de Piquet sobre Hamilton

Hamilton responde em português à fala de Nelson Piquet




No vídeo divulgado, Piquet falava do acidente entre Ayrton Senna e Alain Prost no Grande Prêmio do Japão de 1990 quando foi perguntado se havia semelhança com o acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no Grande Prêmio da Inglaterra em 2021.

“O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar)…. O neguinho fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu”, criticou Piquet. Vale lembrar que filha de Nelson Piquet, Kelly, é namorada do holandês Max Verstappen.

Hamilton já havia se manifestado sobre o ocorrido no Twitter, afirmando que episódio “é mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação.”


Confira a nota de Piquet na íntegra:

“Gostaria de esclarecer as histórias que circulam na mídia sobre um comentário que fiz em uma entrevista no ano passado.

O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e foi nunca teve a intenção de ofender.

Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele.

Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em algumas mídias que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito”.






Tópicos

assistir f1 ao vivo online assistir fórmula 1 ao vivo – youtube band ao vivo band f1 band f1 ao vivo Band FM band fórmula 1 band fórmula 1 ao vivo calendário fórmula 1 2022 horários caso Piquet Hamilton casos de racismo circuito internacional do barém próximos eventos classificação da fórmula 1 2021 classificação formula 1 hoje Como assistir à Bandsports ao vivo? declaração Piquet declaração Piquet fala racista ex-piloto Nelson Piquet F1 f1 2022 f1 ao vivo f1 aovivo f1 hoje f1 na band hoje f1tv fala racista Fórmula 1 fórmula 1 2022 fórmula 1 2022 brasil fórmula 1 2022 calendário formula 1 2022 carros fórmula 1 2022 equipes fórmula 1 2022 onde assistir formula 1 ao vivo formula 1 ao vivo band fórmula 1 ao vivo hoje formula 1 ao vivo online fórmula 1 classificação hoje fórmula 1 classificação hoje ao vivo formula 1 construtores formula 1 globoesporte globo esporte formula 1 horário do treino da fórmula 1 ImolaGP kelly piquet Lewis Hamilton max verstappen mercedes f1 Moto GP Nelson Piquet Nelson Piquet chama Hamilton de neguinho Nelson Piquet net worth nota Nelson Piquet O que aconteceu com o Sérgio Maurício? O que é Q1 na Fórmula 1? O que tem hj na Band? Onde assistir F1 2022? Onde assistir Fórmula 1? Onde nasceu Nelsinho Piquet? Onde se localiza a Band? Onde vai passar o treino da Fórmula 1? Piquer chama Hamilton de neguinho Piquet minimiza uso termo racista Piquet nota esclarecimento Piquet racismo piquetofensa hamilton Quais são as empresas de Nelson Piquet? qual o horário da fórmula 1 hoje Qual o número do canal da Band na TV aberta? Qual o preço da Fórmula 1? Qual potência Fórmula 1? Quando vai ter Fórmula 1 na Band? Quantas vezes Nelson Piquet foi casado? Quantos anos tem o Ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet? Quantos anos tem Sérgio Maurício? Que hora que vai ser o treino da Fórmula 1 amanhã na Band? Que horas é a Fórmula 1 na Band? Que horas treino Fórmula 1? quem ganhou formula 1 hoje racismo racismo Nelson Piquet Tem como assistir a Band pela internet? termo racista Piquet termos racistas treino classificatório da fórmula 1 treino da fórmula 1 hoje treino de classificação da fórmula 1 hoje treino de fórmula 1 treino f1 treino formula 1 ao vivo treino fórmula 1 ao vivo hoje treino fórmula 1 ao vivo hoje 2021 treino livre f1tv online tricampeão mundial de f1 nelson piquet uso termo racista Piquet