A empresa aérea KLM está utilizando a realidade virtual para projetar os complexos cockpits dos aviões comerciais de passageiros e assim iniciar os treinamentos. Sem sair de casa, os pilotos podem receber instrução e colocar em prova seus conhecimentos, além de conhecer novos modelos de aviões, por dentro e por fora, praticando as verificações necessárias que antecedem os voos.

+ Gol realiza o primeiro voo técnico com o Boeing 737 MAX
+ Azul volta a operar no Galeão em janeiro e lança 3 voos no Rio durante o verão

Esse sistema possibilita que todos os tripulantes e funcionários da empresa possam se beneficiar desse treino virtual, como as equipes de limpeza, os arrumadores das malas, técnicos e outros podem receber formação.

Segundo a KLM, os treinos através de sistemas de realidade virtual são quatro vezes mais rápidos do que uma sala de aula, que costumava exigir a presença física de uma aeronave. E como os aviões no solo são “prejuízo” para as empresas, é necessário que estejam no ar o máximo de tempo possível.

A KLM afirma que depois desse treino a equipe conseguiu limpar o avião 15 minutos mais rápido do que o previsto e sem erros.