Economia

PIB do Reino Unido cresce menos do que o esperado no 4º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2018 ante o terceiro e registrou expansão anual de 1,3% no período, segundo dados preliminares publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país.

Os resultados vieram abaixo das expectativas de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam ganho trimestral de 0,3% e acréscimo anual de 1,5% entre outubro e dezembro.

No cálculo anualizado, a expansão do PIB britânico desacelerou de 2,5% no terceiro trimestre para 0,7% nos três meses seguintes.

Em 2018, o PIB do Reino Unido teve expansão de 1,4%, mostrando acentuada desaceleração em relação ao aumento de 1,8% verificado em 2017. O avanço do ano passado é o mais fraco desde 2012.

O arrefecimento da economia britânica vem num momento de incertezas sobre o Brexit, como é conhecido o processo para que o Reino Unido se retire da União Europeia.

O prazo final para o Brexit é 29 de março, mas o governo da primeira-ministra Theresa May ainda não conseguiu aprovar no Parlamento britânico um acordo que regule o futuro relacionamento comercial do Reino Unido com a UE. Com informações da Dow Jones Newswires.

Tópicos

PIB Reino Unido