Uma pílula que pode ser tomada por via oral em casa para combater a Covid-19 quando a doença for detectada pela primeira vez pode estar disponível para venda ao público até o final de 2021.

+ Variante indiana foi detectada em “pelo menos 17 países”, segundo a OMS

Albert Bourla, presidente-executivo da Pfizer, disse à CNBC que espera que o tratamento antiviral seja eficaz contra variantes do vírus. Ele anunciou que estão conduzindo testes nos Estados Unidos e na Bélgica com voluntários adultos tomando pílulas destinadas a fornecer uma “cura” para Covid-19.

A empresa está testando dois antivirais, um injetado por via intravenosa e outro por via oral. Bourla observou que a Pfizer está se concentrando na opção oral porque “oferece vários benefícios”, com o principal benefício sendo evitar uma viagem ao hospital ou outro provedor de saúde para tratamento.

Ser capaz de fazer um tratamento antiviral oral para SARS-CoV-2 em casa seria uma “virada de jogo”, de acordo com o gerente.

Quando questionado sobre o que ele achava ser um prazo razoável para a pílula passar pelos testes da Fase 3 e estar disponível, Bourla respondeu: “Se tudo correr bem … espero que até o final do ano.”