Ciência

Pfizer inicia no Brasil testes com medicamento contra a Covid-19

Crédito: AFP/Arquivos

A Pfizer vai realizar os testes com o medicamento contra covid-19 no Brasil, Estados Unidos e Europa (Crédito: AFP/Arquivos)



A Pfizer iniciou estudos clínicos no Brasil para testar um antiviral contra a Covid-19. Essa substância demonstrou eficácia nos testes em laboratório e na fase da pesquisa em humanos.

Agora, a farmacêutica vai iniciar as fases dois e três da pesquisa no Brasil, incluindo mais participantes.

+ Portaria que proíbe demissão de não vacinados é inconstitucional, dizem advogados

Segundo a CNN, o medicamento utiliza a molécula PF-07321332, um antiviral da classe dos inibidores de protease – que é uma das enzimas do vírus da SARS-CoV-2. O objetivo do medicamento é agir sobre a enzima do coronavírus, impedindo sua multiplicação e diminuindo o tempo de doença.




A ideia é iniciar o tratamento com o medicamento até três dias após o início dos sintomas de coronavírus no corpo, juntamente com uma pequena dose de antirretroviral utilizado em tratamentos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), o Ritonavir.

Agora, a Pfizer vai utilizar 1.800 voluntários para fazer os testes e os primeiros resultados devem sair após 30 dias. Ao todo, 29 centros serão usados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.