Ciência

Pfizer: entenda por que o Governo reduziu de 12 para 3 semanas o intervalo de doses

Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o PNI vai alterar o intervalo entre doses da Pfizer assim que todos os maiores de idade receberem a primeira dose (Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde confirmou nesta semana que irá rever o intervalo de tempo adotado entre as duas doses da vacina da Pfizer de 3 meses para 21 dias, como recomenda a bula. O prazo havia sido esticado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) com a alegação de que o imunizante alcançaria mais pessoas no início da campanha de vacinação contra a covid-19.

Dois fatores fizeram o governo mudar de ideia: a maior disponibilidade de vacinas da Pfizer no Brasil e o avanço da variante delta. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que o novo intervalo será estabelecido assim que todos os maiores de 18 anos forem vacinados com a primeira dose.

+ Site informa fabricante da 2ª dose da vacina para paulistanos

+ O alegre universo paralelo dos gigantes da tecnologia



“A gente acredita que no intervalo de três, quatro, cinco semanas, no máximo, isso já deve estar sendo discutido (reduzir o intervalo de aplicação das doses da Pfizer), quando a gente acredita que consiga vacinar toda a população acima de 18 anos com uma dose”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, em entrevista coletiva ao lado de Queiroga nesta terça-feira (27).

A adoção de um intervalo maior do que o recomendado pela bula da Pfizer teve, na época, aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm) e foi utilizada também no Reino Unido, Canadá, França e Alemanha. Os países que seguiram o tempo de 21 dias entre as doses foram Estados Unidos, Israel, Chile e Uruguai.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

2ª dose da vacina da pfizer Anvisa astrazeneca vacina vencida calendário de vacinação em guarulhos calendário de vacinação em são paulo calendário de vacinação em são paulo capital calendario de vacinação sp calendário oficial de vacinação em são paulo calendário vacinação Conass Conselho Nacional de Secretários de Saúde coronavac 3ª dose covid SP crise sanitária cronograma vacina covid sp de onde vem a vacina pfizer doses diferentes em qual idade está a vacinação em são paulo? Em que idade está a vacinação em São Paulo? escala de vacinação em são paulo faixa etaria vacina covid sp fila vacina sp filometro sp janssen janela de imunização janssen período de proteção janssen precisa de mais uma doze locais de vacinação em são paulo Marceo Queiroga mega posto de vacinação são paulo novas datas de vacinação em são paulo novo calendário de vacinação em são paulo o que é resposta imune? pandemia pandemia balanço brasil pandemia balanço mundo Pfizer pfizer 3ª dose Pfizer intervalo entre doses pni ponto de vacinação covid são paulo posto de vacinação covid posto de vacinação covid são paulo pra que tomar 3ª dose? quais países seguem a bula da Pfizer? quais vacinas estão sendo aplicadas em são paulo? qual a eficácia da vacina coronavac qual a idade da vacinação hoje em são paulo? Qual vacina está sendo aplicada em São Paulo? qual vacina precisa de 3ª dose? qual vacina precisa dose de reforço Qual vacina protege contra variante delta? Qual vacina protege contra variante indiana? Quando devo tomar a segunda dose de Pfizer? quando tomar a segunda dose? Queiroga resposta imune Delta Plus resposta imune variante delta resposta imune variante Gamma REVACINAÇÃO revacinação em são paulo? SBIm segunda dose Sociedade Brasileira de Imunologia temperatura em são paulo vacina vacina 3ª dose vacina do butantan vacina ja vacina ja cadastro vacina Pfizer vacina segunda dose vacinação vacinação balanço brasil vacinação cruzada vacinação em carapicuíba vacinação em osasco vacinação em são paulo capital vacinação intercambiável Vacinação Prefeitura de SP vacinação trocada vacinas balanço 2021 vacinas sobrepostas vacinometro sp