Mundo

Pfizer autorizará versões genéricas de comprimido contra Covid-19 em 95 países

Crédito: REUTERS/Dado Ruvic

Os 95 países no acordo de licenciamento cobrem cerca de 53% da população mundial (Crédito: REUTERS/Dado Ruvic)

Por Michael Erman e Emma Farge

(Reuters) – A Pfizer disse nesta terça-feira que permitirá que fabricantes de genéricos forneçam seu comprimido antiviral contra Covid-19 em 95 países de renda baixa e média por meio de um acordo de licenciamento com o grupo internacional de saúde pública Grupo de Patentes de Medicamentos (MPP).



O acordo de licenciamento voluntário entre a Pfizer e o MPP permitirá que o grupo apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) conceda sublicenças para fabricantes de genéricos qualificado produzirem suas próprias versões do PF-07321332. A Pfizer venderá os comprimidos que fabrica com a marca Paxlovid.

+EUA gastarão mais US$1 bi na compra de comprimidos contra Covid-19 da MSD
+Pfizer diz que comprimido antiviral reduz risco de Covid-19 grave em 89%

A farmacêutica, que também produz uma das vacinas contra Covid-19 mais amplamente usadas, diz que o comprimido reduziu a chance de hospitalização ou morte de adultos com risco de doenças graves em 89% em seu estudo clínico. O remédio será usado em combinação com o ritonavir, um medicamento de tratamento de HIV que já tem versão genérica.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


O acordo de licenciamento da Pfizer vem na esteira de um arranjo semelhante da rival MSD para a fabricação de genéricos de seu tratamento contra Covid-19. Os acordos são arranjos incomuns que reconhecem a necessidade premente de tratamentos eficazes e a pressão que as farmacêuticas sofrem para tornar seus medicamentos capazes de salvar vidas acessíveis a um custo muito baixo.

“Estamos extremamente satisfeitos por ter mais uma arma em nosso arsenal para proteger as pessoas dos estragos da Covid-19”, disse Charles Gore, diretor-executivo do MPP, em uma entrevista.


Gore disse que espera que a versão genérica do remédio da Pfizer esteja disponível dentro de meses.

Os 95 países no acordo de licenciamento cobrem cerca de 53% da população mundial e incluem todos os países de renda baixa e média-baixa e alguns de renda média-alta da África subsaariana. Também estão entre eles países que passaram da condição de renda média-baixa para renda média-alta nos últimos cinco anos, disseram a Pfizer e o MPP.

“Acreditamos que tratamentos orais de antivirais podem desempenhar um papel vital na redução da gravidade das infecções de Covid-19… precisamos trabalhar para fazer com que todas as pessoas –independentemente de onde moram ou de suas circunstâncias– tenham acesso a estes avanços”, disse o executivo-chefe da Pfizer, Albert Bourla, em um comunicado.

A Pfizer dispensará os direitos autorais nas vendas para países de renda baixa e nos outros países cobertos pelo acordo enquanto a Covid-19 continuar sendo classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma emergência de saúde pública de relevância internacional.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAF0MY-BASEIMAGE



Tópicos

comprimido comprimido anticovid comprimido covid comprimido genérico comprimido genérico covid comprimidos contra Covid consulta afe anvisa coronavírus covid Covid-19 Covid-19 da MSD efeito colateral pfizer EFICÁCIA eficácia da pfizer Estados Unidos EUA eua covid 19 hoje eua covid brasil eua covid cases eua covid delta eua covid hoje eua covid mortes hoje eua covid vacina eua covid vacinação fda approval fda approved fda astrazenecada coronavac fda eua fda logo fda meaning fda o que é fda pfizer fda registration fluvoxamina genéricos governo dos Estados Unidos intervalo vacina pfizer molécula PF-0732133 monulpiravir MSD Pfizer pfizer aumenta mama Pfizer autorizará pfizer covid vaccine pfizer da reação pfizer da sono pfizer eficacia pfizer quantas doses pfizer reações pfizer segunda dose pfizer stock pfizer tem reação pfizer vaccine pfizer vacina Pfizer-BioNTech pode tomar dipirona depois da vacina pfizer pode tomar dorflex depois da vacina pfizer posso tomar dipirona depois da vacina pfizer qual é a reação da vacina pfizer quantos dias dura a reação da vacina pfizer reações adversas pfizer reações da vacina pfizer registro anvisa remédio covid remédio genérico remédio genérico covid ritonavir SARS-Cov2 sintomas da covid-19 sngpc anvisa tratamentos orais contra a covid-19 vacina vacina crianças covid vacina da pfizer é dose unica vacina em comprimido vacina em pó vacina inalatoria vacina ja vacina pfizer crianças vacina pfizer da reação vacina pfizer df vacina pfizer eficácia vacina pfizer pode beber? vacina pfizer reações adversas? variante