PF diz que Bolsonaro cometeu crime ao vazar dados sigilosos de investigação

PF diz que Bolsonaro cometeu crime ao vazar dados sigilosos (Crédito: José Cruz/Agência Brasil)
A Polícia Federal (PF) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) teve uma atuação criminosa no vazamento de dados sigilosos de investigação de um possível ataque ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações foram publicadas pela Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira (28).
+ Bolsonaro é criticado por faltar a depoimento convocado por Moraes
Denisse Ribeiro, delegada do caso, disse no inquérito que não indiciou o presidente da República porque há divergências no STF sobre a PF poder indiciar um político com foro privilegiado.
“Os elementos colhidos apontam também para a atuação direta, voluntária e consciente de Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro e de Jair Messis Bolsonaro, na prática do crime previsto no artigo 325, §2°, c/c [combinado com o] 327, §2°, do Código Penal brasileiro, considerando que, na condição de funcionários públicos, revelaram conteúdo de inquérito policial que deveria permanecer em segredo até o fim das diligências”, informou a PF em relatório.
Bolsonaro deveria ter comparecido à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para depor, nesta sexta, mas não foi, recorreu e teve o pedido negado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
O jornal destaca que estes são crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, segundo o Código Penal.
A PF complementou, em documento, que Barros e Bolsonaro “tiveram acesso em razão do cargo de deputado federal relator de uma comissão no Congresso Nacional e de presidente da República, respectivamente, conforme hipótese criminal até aqui corroborada”.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
Bolsonaro Bolsonaro crime Bolsonaro investigação Bolsonaro vazamento de dados depoimento depoimento na PF depoimento na Polícia Federal falta do presidente Jair Bolsonaro fora do tempo devido inadequado inapropriado inquérito intempestividade Jair Bolsonaro justificar a ausência ministro do Supremo Tribunal Federal Moraes Moraes nega pedido da AGU pedido AGU pedido da Advocacia-Geral da União Polícia Federal presidente Jair Bolsonaro a pronunciamento STF Superintendência da Polícia Federal Tribunal Superior Eleitoral TSE