Giro

PF desmonta 12 rádios clandestinas no Parque Estadual da Cantareira, em São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 4, a Operação Mayday para desarticular uma organização criminosa especializada na exploração clandestina de radiofrequência, as chamadas ‘rádio piratas’, em São Paulo.

Na manhã desta quarta-feira, 4, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na capital, expedidos pelo juízo da 1 º Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária, e desmontadas 12 rádios clandestinas que operavam no interior do Parque Estadual da Cantareira – em trechos localizados na capital e no município de Mairiporã, na região metropolitana do Estado.

O grupo tático da PF, acionado para operação, descobriu que os transmissores foram instalados na mata. A ação também contou com fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A investigação foi aberta em dezembro de 2019 para apurar interferências da exploração das radiofrequência em comunicações aéreas. Os policiais também suspeitam que agentes públicos tenham vazado informações sigilosas sobre operações anteriores desencadeadas para o fechamento das rádios clandestinas.

Os investigados responderão, de acordo com suas participações, pelos crimes de violação de sigilo funcional, desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicações e furto de energia, visto que as rádios funcionam com ligações clandestinas à rede elétrica.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?