A Peugeot anunciou nesta segunda-feira (25) o lançamento do seu primeiro modelo totalmente elétrico para o segundo semestre de 2019. A nova versão do tradicional 208 terá motor com 100 quilowatts de potência, bateria de 50 quilowatts/hora e autonomia para 340 quilômetros.

Em nota, a Peugeot também afirmou que pretende ter versões elétricas de todos os seus modelos até 2023. O e-208 vai marcar a entrada da montadora francesa neste nicho de mercado cada vez mais explorado pelas companhias automobilísticas.

A bateria vai poder ser carregada em tomadas simples em até 20 horas. Também será possível a recarga em pontos já espalhados pelos Estados Unidos e Europa, com tempo médio de oito horas para completar a bateria.

A Peugeot é a mais recente grande empresa automotiva a fazer uma mudança no setor de veículos elétricos. Em 2018, a Mercedes lançou seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Mercedes-Benz EQC, enquanto a Volvo Cars comprou uma participação na FreeWire Technologies, uma empresa de recarga de carros sediada na Califórnia. Outras gigantes, como Ford e Porsche também já anunciaram a guinada para a indústria elétrica.

No último ano, as vendas globais de carros elétricos atingiram 1,1 milhão de unidades, um aumento de 54% em relação ao ano anterior, reportou a Agência Internacional de Energia. Nos EUA, um dos mercados mais relutantes a substituição de combustíveis fósseis, o elétrico Tesla 3 foi o sedã de luxo mais vendido em 2018.