Finanças

Petróleo sobe levemente se recuperando das perdas no pregão anterior

Os preços do petróleo operam em leve alta nesta sexta-feira, após cair mais de 1% no dia anterior devido ao avanço nos estoques de produtos refinados dos EUA.

Às 8h13 (de Brasília), o petróleo WTI para outubro subia 0,22%, a US$ 67,92 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para novembro avançava 0,29%, a US$ 76,72 o barril, na ICE.

O Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos EUA informou na quinta-feira um aumento combinado de 5 milhões de barris de gasolina e de destilados na semana passada, contrariando a previsão de analistas de queda de 4,3 milhões de barris.

“A compilação de estoques em produtos refinados pesou mais do que o declínio nos estoques de petróleo bruto”, de acordo com Warren Patterson, estrategista de commodities do ING Bank. “Na verdade, os estoques de gasolina dos EUA têm pelo menos cinco anos de alta”, acrescentou Patterson.

Além disso, as exportações americanas de petróleo caíram 15,23% na semana encerrada em 31 de agosto, de 1,779 milhão de barris por dia na semana encerrada no dia 24 de agosto, para 1,508 milhão de barris, o que pode refletir um enfraquecimento da demanda do óleo.

“As vozes daqueles que estão alertando sobre o crescimento da demanda global de petróleo estão sendo impactadas negativamente devido às preocupações com emergentes, mais altas a cada dia”, aponta o analista Tamas Varga, da PVM Oil Associates. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tópicos

Mundo petróleo