Os preços de petróleo avançam nesta segunda-feira, na esteira de um dólar mais fraco e expectativas continuadas de uma contração da oferta global.

Às 8h16 (de Brasília), o barril do WTI para outubro tinha 0,80%, a US$ 69,54, na New York Mercantile Exchange (Nymex), enquanto o Brent para novembro subia 0,82%, a US$ 78,73 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).

A influência do dólar foi apontada pelo chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank, Ole Hansen, que acrescentou que investidores “não estão prontos para se desfazer de petróleo” enquanto é iminente a reinstauração de sanções dos Estados Unidos sobre a indústria do Irã, no início de novembro.

Os principais compradores do óleo bruto iraniano, como China e Índia, já começaram a reduzir importações, potencialmente apertando a oferta global. As exportações totais do país persa caíram 280 mil barris por dia (bpd) em agosto, para 1,9 milhão de bpd, de acordo com relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) publicado na semana passada.

Observadores do mercado de petróleo aguardam ainda a reunião de fim de semana na capital da Argélia entre os principais membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia, em busca de sinais sobre se os aliados continuarão a elevar a produção para compensar as baixas no Irã. (Dow Jones Newswires)