Após recuarem mais cedo, acompanhando o mau humor de ontem nos mercados acionários, os preços do petróleo passaram a subir depois que o procurador-geral da Arábia Saudita disse ter recebido relatório que afirma que a morte do jornalista Jamal Khashoggi foi premeditada. Investidores temem que o agravamento da situação leve o reino a um isolamento.

O procurador-geral da Arábia Saudita disse que as provas entregues pela Turquia indicam que o assassinato de Khashoggi foi premeditado, um sinal que Riad está se afastando de uma afirmação anterior de que a morte foi um acidente. Khashoggi, um crítico do governo, foi morto dentro do consulado do reino em Istambul no dia 2 de outubro.

Apesar da alta, os preços permanecem sob pressão em meio à volatilidade do mercado acionário global e às preocupações com o enfraquecimento do crescimento econômico.

Às 8h40 (de Brasília), o petróleo WTI para dezembro subia 0,30% na Nymex, a US$ 67,02 por barril, enquanto o Brent para o mesmo mês avançava 0,51% na ICE, a US$ 76,56 por barril.

“A queda dos mercados de ações continua gerando fortes ventos contrários”, segundo analistas do Commerzbank. “Isso expressa uma preocupação crescente com o desenvolvimento econômico, que também teria um impacto sobre a demanda por petróleo”, escreveram os analistas em nota nesta quinta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.