Os futuros de petróleo operam em baixa de cerca de 1% nesta manhã, pressionados por dados de estoques dos EUA e da balança comercial da China.

Às 10h05 (de Brasília), o petróleo tipo Brent para maio caía 0,97% na Intercontinental Exchange (ICE), a US$ 55,38 por barril, enquanto o WTI para abril recuava 1,05% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 52,58 por barril.

Ontem, a associação de refinarias conhecida como American Petroleum Institute (API) estimou que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA deu um salto de 11,6 milhões de barris na última semana.

O Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano divulga o levantamento oficial mais tarde, às 12h30 (de Brasília). Analistas preveem que o DoE apontará ganho de 1,7 milhão de barris nos estoques de petróleo bruto dos EUA na semana passada.

Durante a madrugada, a China divulgou que importou 31,78 milhões de toneladas de petróleo bruto em fevereiro, volume 0,1% menor que o de um ano antes e também 7,4% inferior ao de janeiro.

Outro fator que desfavorece o petróleo é o dólar, que se fortalece nos negócios da manhã, tornando a commodity mais cara para investidores que utilizam outras moedas. Com informações da Dow Jones Newswires.